Vídeo com festa de homens armados não foi gravado após vitória de Lula
É falsa a publicação compartilhada nas redes sociais que apresenta um vídeo em que criminosos supostamente comemoram a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como novo presidente do Brasil. O vídeo é antigo e já apareceu nas mídias sociais em 2019.
O que diz o post? As cenas que voltaram a circular nas redes sociais ontem, após a vitória do petista, mostra homens armados atirando para cima enquanto uma música aparece ao fundo. "O Brasil tem que ser estudado!", diz o texto inserido no vídeo.
Apuração. A gravação não dá indícios de quando foi filmada ou qual seu contexto, mas já havia sido compartilhada nas redes sociais em 2019, a exemplo da postagem feita pelo vocalista da banda Ultraje a Rigor, Roger Moreira.
Portanto, não é possível afirmar que o vídeo mostra homens armados comemorando a volta de Lula à Presidência, já que o petista foi eleito ontem (30).
Alcance. A publicação com o conteúdo enganoso com maior alcance no Facebook registra 9,6 mil visualizações, 156 comentários e 443 reações.
O UOL Confere considera como falso conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.
5 dicas para você não cair em fake news
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.