Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Vídeo em que Alexandre de Moraes é hostilizado na Paulista é de 2016

11.nov.2022 - Vídeo em que Alexandre de Moraes é hostilizado na Paulista é de 2016 - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook
11.nov.2022 - Vídeo em que Alexandre de Moraes é hostilizado na Paulista é de 2016 Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL

11/11/2022 16h15Atualizada em 11/11/2022 16h15

São distorcidas as publicações de um vídeo no Youtube e no Facebook feitas no último dia 5 em que o atual presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Alexandre de Moraes, deixa a avenida Paulista, em São Paulo, após ser hostilizado por manifestantes. Os autores das postagens omitem que a gravação é de 2016, quando Moraes era secretário da Segurança Pública do Estado de São Paulo.

O que dizem os posts? "Alexandre de Moraes sai correndo para não ser linchado da Paulista", diz o título das publicações distorcidas no Youtube e no Facebook.

Manifestação contra Dilma. A gravação do episódio, que ocorreu em março de 2016, mostra o então secretário de Segurança Pública de São Paulo sendo vaiado por manifestantes vestidos de verde e amarelo que protestavam na avenida Paulista contra o governo da então presidente Dilma Rousseff (PT). Moraes teve que deixar o local escoltado por policiais.

O secretário dava entrevista quando foi cercado e xingado de "fascista", "vagabundo" e "oportunista" pelos manifestantes. Antes da confusão, Moraes falava que a manifestação tinha caráter pacífico, mas que a polícia teria de desbloquear a rua ainda naquele dia por causa da manifestação pró-governo marcada para o dia seguinte.

Moraes x bolsonaristas. O surgimento do vídeo de Moraes fora de contexto acontece em meio a decisões e pronunciamentos do atual presidente do TSE que desagradam apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), insatisfeitos com a derrota na disputa presidencial deste ano.

Hoje (11), por exemplo, Moraes determinou que as forças policiais desobstruam as vias federais e estaduais que ainda estão interditadas por caminhões que paralisam as estradas em protestos golpistas, iniciados após o resultado das eleições, em 30 de outubro.

Alcance. A publicação distorcida no Youtube conta com mais de 2 milhões de visualizações, 164 mil curtidas e 29.145 comentários. Já a postagem no Facebook tem 9,8 mil visualizações, 720 reações e 121 comentários.

O UOL Confere aplica o selo distorcido em conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.