Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


É falso que esposa de Marcola, do PCC, foi indicada para ministério de Lula

10.nov.2022 - Lula não indicou esposa de Marcola ao Ministério da Segurança Pública - Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook
10.nov.2022 - Lula não indicou esposa de Marcola ao Ministério da Segurança Pública Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Facebook

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL

10/11/2022 18h54Atualizada em 10/11/2022 18h54

Cynthia Herbas, mulher de Marcola, considerado o chefe do PCC (Primeiro Comando da Capital), não foi indicada pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir o Ministério da Segurança Pública, como sugerem vídeos que circulam nas redes socais.

Uma coluna de jornal afirmou que o advogado dela, Alberto Toron, "ambiciona" assumir a função, mas não há qualquer indício oficial ou de bastidor de que o novo governo tenha cogitado o nome do criminalista para a equipe.

O pedido de checagem foi enviado por leitores do UOL Confere pelo Whatsapp (11) 97684-6049.

O que dizem o posts? Compartilhadas ontem (9) no Facebook e terça-feira (8) no Twitter, as postagens trazem a seguinte descrição: "Esposa de Marcola é indicada para assumir o Ministério da Segurança Pública!". No vídeo, são inseridas as mensagens "faz o 'L'" e "escuta essa! Mais um membro top na equipe do [figurinha de uma Lula, em referência ao presidente eleito]".

As publicações compartilham um trecho do programa 4 por 4, apresentado pelo jornalista Luís Ernesto Lacombe no Youtube, em que o apresentador lê a notícia sobre o interesse do advogado da esposa de Marcola em assumir o atual Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Em uma das publicações, o vídeo começa no meio de uma fala de Lacombe: "[Ministério da Justiça] e Segurança Pública de Lula, que ele já prometeu que também pretende criar essa pasta —são 13 pastas que ele pretende criar, além das que já existem — ele acaba de assumir, o [Alberto] Toron, a defesa de Cynthia Herbas, mulher de Willians Camacho, o Marcola, chefe do PCC".

Na sequência, o locutor questiona: É bom, Ana [Paula Henkel], alguém que defende uma pessoa, de certa forma, ligada ao PCC —não deixa de ser, já que o marido é o chefe do PCC— como ministro da Segurança Pública?".

O advogado e o cargo. De acordo com a coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo, o criminalista Alberto Toron "sonha ser" ministro da Segurança Pública do presidente eleito Lula (PT), caso a pasta seja mesmo criada pelo novo governo.

O colunista informa que Toron assumiu a defesa da esposa do chefe do PCC em uma investigação por crime de lavagem de dinheiro. O UOL Confere confirmou na consulta processual do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) a participação do criminalista na defesa de Cynthia Herbas.

Não é verdade, portanto, que a esposa de Marcola, chefe do PCC, tenha sido indicada por Lula ao Ministério da Segurança Pública. O advogado dela, Alberto Toron, deseja ser indicado, mas seu nome não foi levantado pela equipe do novo governo.

Alcance. No Twitter, a postagem com a mentira conta com 4.266 retweets, 9.190 curtidas e 487 tweets com comentário. Já a publicação enganosa no Facebook registra 800 visualizações, 36 reações e 5 comentários.

O UOL Confere considera como falso conteúdos que não têm amparo em fatos e podem ser desmentidos de forma objetiva.

5 dicas para você não cair em fake news

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.