Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Haddad não estudou economia por 2 meses; ex-prefeito tem mestrado na área

12.12.2022 - Fernando Haddad não estudou economia por 2 meses. Ex-prefeito é mestre na área - Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram
12.12.2022 - Fernando Haddad não estudou economia por 2 meses. Ex-prefeito é mestre na área Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Instagram

Pedro Vilas Boas

Colaboração para o UOL

12/12/2022 13h22Atualizada em 12/12/2022 13h22

São distorcidas as publicações nas redes sociais compartilhadas nos últimos dias que mostram uma declaração de Fernando Haddad, futuro ministro da Economia, sobre ele ter estudado a área por apenas dois meses. As postagens omitem que o ex-prefeito de São Paulo é mestre em economia e que a afirmação foi uma piada feita em 2017.

Um vídeo compartilhado no Instagram mostra um trecho da fala de Haddad em que ele faz a piada sobre seu conhecimento em economia. "Quero também registrar que, apesar de eu dar uns 'pitacos' em economia de vez em quando, eu estudei dois meses de economia, que foi para passar no exame da Anpec [Associação Nacional dos Centros de Pós-graduação em Economia]", diz o futuro ministro do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O texto da publicação afirma: "Novo ministro da economia, dois meses já dá pra entender mais que muito conhecedor por aí".

Haddad fez a piada sobre sua formação em economia em setembro de 2017, durante participação em um debate promovido pela revista Piauí. Além de brincar sobre ter estudado apenas dois meses para o exame da Anpec, o ex-prefeito de São Paulo também afirmou, na ocasião, que "colou" dos colegas Alexandre Schwartsman e Naércio Menezes, que também participavam do evento.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo à época, Schwartsman, Naércio e Haddad negaram qualquer tipo de cola ou plágio e atribuíram a declaração a uma piada do ex-prefeito de São Paulo.

"Foi uma bobagem do Fernando, ele estava brincando. Também não é verdade que ele não sabe nada de economia" Alexandre Schwartsman, economista

Fernando Haddad rebateu críticas da época pela piada:

  • "Você acha que eu falaria uma coisa dessas na frente de 1.000 pessoas? Se a Folha quer tratar como uma piada de mau gosto tudo bem, mas não há como não tratar como uma piada";
  • "Fiz uma brincadeira com o Alexandre pelo fato de termos sido da mesma turma e termos tomado caminhos diferentes".

Veja a formação acadêmica de Fernando Haddad:

  • Graduação em Direito (1985)
  • Mestrado em Economia (1990)
  • Doutorado em Filosofia (1996)

Alcance. A publicação no Instagram com o vídeo distorcido, compartilhada na sexta-feira (9), conta com 10.890 curtidas e 941 comentários.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.