Homem não teve morte súbita em chá revelação, mas desmaio
É falso que um homem teve morte súbita devido à vacina contra covid-19 durante um chá de revelação, conforme induzem publicações que circulam nas redes sociais.
O vídeo foi publicado no Youtube em 2019, antes da pandemia de covid-19. Além disso, na gravação estendida é possível ver o homem se levantando após a queda.
O que diz o post
"Mais uma morte súbita!", diz o texto sobreposto ao vídeo. As filmagens mostram um casal em um chá revelação com uma tesoura na mão e envolto de bexigas azuis e rosas e um bexigão preto.
O pai da criança faz uma contagem regressiva junto com os convidados e estoura o bexigão, que solta confetes rosas. Na sequência, o homem cai com a tesoura na mão e é socorrido pela esposa e convidados, que chegam a falar que ele desmaiou.
No rodapé do vídeo, há um endereço de uma comunidade no Telegram que chama o coronavírus de "coronga".
Por que é falso
Vídeo é de 2019. O conteúdo original foi publicado no Youtube em outubro de 2019 (aqui), meses antes da pandemia de covid-19 ser decretada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) (aqui) e chegar no Brasil (aqui). Já as vacinas foram aprovadas apenas em dezembro de 2020 (aqui) e aplicadas no Brasil a partir de janeiro de 2021 (aqui).
Homem não morreu. No vídeo completo (veja abaixo), o homem se levanta menos de um minuto após cair e é ajudado por quem estava no chá revelação. Veja:
Vacinas não causam mal súbito, conforme a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte e o Ministério da Saúde (aqui e aqui).
Viralização. Uma publicação com a desinformação no Facebook registra nesta terça-feira (30) 10,8 mil curtidas, 3,3 mil comentários e mais de 400 compartilhamentos.
O conteúdo também foi checado pelo Aos Fatos (aqui) e Estadão Verifica (aqui).
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.