Associação de resorts não disse que privatização vai tornar praias baratas

Não é verdade que uma associação de resorts se posicionou a favor da chamada PEC das Praias, como ficou conhecida uma proposta que prevê a transferência de terrenos de marinha ocupados que tramita no Senado.

A suposta reportagem que diz isso, compartilhada por usuários nas redes sociais para comentar o projeto, é na verdade uma publicação humorística do site Sensacionalista, e não jornalística.

O que diz o post

Publicações reproduzem uma suposta reportagem do jornal O Globo com o título "Privatização vai tornar praias baratas e acessíveis, diz associação dos resorts".

Nas redes sociais, usuários compartilharam capturas de tela e o link da publicação e adicionaram um contexto supostamente verídico ao material.

O texto do Sensacionalista diz: "A PEC das Praias não vai tirar os terrenos litorâneos da União e será benéfica para todos. A afirmação é da Associação Brasileira dos Resorts. Segundo a ABR, o assunto precisa ser resolvido com urgência pois pesquisas indicam que essa é a maior preocupação dos brasileiros. A associação cita o caso da cobrança das malas nos aviões, que baixou o preço das passagens aéreas. Segundo a entidade, não é verdade que serão instaladas roletas para entrar na areia. 'Não faz o menor sentido isso. Temos tecnologia melhor que roletas hoje', disse um representante" (aqui).

Por que é falso

Texto é uma sátira. O Sensacionalista é um veículo humorístico que, desde 2009, publica sátiras de discussões e notícias reais. No topo das publicações, existe um aviso de que se tratam textos de humor e "isentos de verdade" (aqui). O texto foi publicada no domingo (2), em meio à discussão da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que foi aprovada na Câmara e, se for aprovada no Senado, pode privatizar áreas de praias que hoje pertencem à União (aqui).

Usuários que compartilharam levaram a sério. Links e chamadas veiculados nas redes sociais não contém o aviso do texto original nem a associação ao Sensacionalista, apenas ao jornal O Globo, endereço de hospedagem do site humorístico. Em pesquisas nas plataformas de busca, como o Google, também não há menção ao Sensacionalista (veja na captura de tela abaixo).

7.jun.2024 - Resultado de busca no Google não indica que texto é do Sensacionalista
7.jun.2024 - Resultado de busca no Google não indica que texto é do Sensacionalista Imagem: Reprodução/Google
Continua após a publicidade

Associação Brasileira dos Resorts não se posicionou sobre a PEC. A entidade, mencionada no texto humorístico, passou a exibir uma mensagem em pop-up para as pessoas que acessam seu site: "A Resorts Brasil nunca realizou qualquer tipo de comunicado relativo ao tema, sendo que a postagem trata-se, evidentemente, de uma sátira" (aqui).

Viralização: No Instagram, uma postagem do tipo alcançou mais de 6.000 curtidas até esta quinta-feira (6).

Esse conteúdo também foi checado por AFP (aqui) e Aos Fatos (aqui).

Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.

Fabíola Cidral conta como reconhecer logo de cara uma fake news

UOL Confere

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Deixe seu comentário

Só para assinantes