Nikolas Ferreira não afirmou no X que Bíblia será a nossa Constituição
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) não publicou no X que a Bíblia será a Constituição nem que a nação será governada por uma única religião.
O UOL Confere não encontrou qualquer declaração desse tipo no perfil do parlamentar na plataforma.
O que diz o post
Post reproduz suposto tuíte do deputado federal Nikolas Ferreiras, com a seguinte texto: "A nossa missão é transformar o Brasil em uma nação política evangélica. Onde a bíblia sagrada será as nossas leis e nossa constituição. Uma nação governada e doutrinada por uma única religião. Deus nos abençoe!"
Na parte superior da imagem, se lê em vermelho: "OLHE O PERIGO !!! A CABEÇA FRACA DESTA GENTE BOLSONARISTA"
Por que é falso
Foto do perfil do deputado no X é outra. Atualmente, Nikolas Ferreira tem uma foto de terno com o semblante sério no perfil da plataforma (aqui). Além disso, nenhuma publicação na plataforma faz menção sobre uma possível proposta de usar a Bíblia como Constituição (aqui). Em 2020, ele tuitou que não pretende fazer da Câmara uma igreja (aqui e abaixo):
Não pretendo fazer da câmara uma igreja, mas todos saberão como é ter um cristão defendendo os valores do cristianismo na política. https://t.co/CNTVFcKLiw
-- Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) December 26, 2020
Página do parlamentar não apresenta projeto a respeito. No site da Câmara dos Deputados (aqui), usando a ferramenta de busca com as palavras-chave Bíblia, Constituição e Nikolas Ferreira, não há ocorrência que possa indicar que a afirmação seja verdadeira (aqui).
Não há registro da fala do deputado em sites ou publicações. Utilizando as ferramentas de busca por texto (aqui), o UOL Confere não encontrou nenhuma das partes do texto do suposto post como declaração do deputado.
O UOL Confere contatou o deputado federal por e-mail. No entanto, não obteve resposta. Caso haja retorno, esta matéria será atualizada.
A postagem também foi verificada pela Lupa.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
Siga também o canal do UOL Confere no WhatsApp. Lá você receberá diariamente as checagens feitas pela nossa equipe. Para começar a seguir, basta clicar aqui e ser redirecionado.
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.