Topo

Temporal com vento de até 94 km/h destelha casas e deixa mais de 20 mil sem energia no Rio Grande do Sul

Especial para o UOL Notícias

Em Porto Alegre

05/04/2011 09h46

A combinação de calor acima de 30ºC com o ingresso de uma frente fria provocou tempestades com ventos de até 94 quilômetros por hora na noite de segunda-feira (4) e madrugada de terça-feira (5) no Rio Grande do Sul. Diversas casas foram destelhadas e houve queda de postes e árvores.

Segundo a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), 11 mil clientes continuam sem abastecimento de energia na região metropolitana de Porto Alegre na manhã desta terça. Na área de abrangência da AES Sul, 10 mil residências permanecem sem abastecimento.

O temporal atingiu Porto Alegre no início da noite de segunda-feira e se deslocou para a região noroeste do Estado na madrugada de terça-feira, entre 2h e 5h. Em Santo Ângelo e Ijuí, houve queda de granizo. Segundo a Defesa Civil, não há registro de desabrigados.

A região metropolitana de Porto Alegre sofreu fortes transtornos por conta da chuva. Nas cidades de Cachoeirinha, Nova Santa Rita, Canoas, Eldorado do Sul e São Leopoldo houve quedas de árvores e postes, além de alagamentos e residências destelhadas.

A queda de árvores também provocou bloqueios na BR 290 e na BR 116, em Eldorado do Sul. As estradas permaneciam parcialmente interrompidas na manhã desta terça-feira (5), causando transtornos no ingresso de veículos a Porto Alegre.

Em Nova Santa Rita, na região metropolitana, houve perda nas lavouras de arroz. Segundo informe a Defesa Civil do Estado, 60 casas sofreram danos materiais por conta da tempestade, que durou 30 minutos.

A AES Sul contabilizou 3 mil clientes sem energia elétrica até as 23h50min da segunda-feira na cidade, que continuavam sem abastecimento pela manhã. Também na área de cobertura da companhia, 7 mil residências continuavam sem luz em Canoas.

De acordo com a assessoria de imprensa da CEEE, que abastece outras cidades da região metropolitana, houve problemas em cinco alimentadores de média tensão que afetaram 24,5 mil consumidores. Pouco depois das 23h, metade dos clientes teve o fornecimento retomado.

Na serra e no planalto médio, também houve transtornos. Em São José dos Ausentes foram registradas rajadas de vento de até 94 quilômetros entre 5h e as 6h. Em Bento Gonçalves, o vento chegou a 65 quilômetros por hora nesta madrugada.

Segundo a Somar Meteorologia, a frente fria que ingressou no Rio Grande do Sul vem acompanhada da primeira onda de frio do outono. A previsão é de que o tempo comece a melhorar hoje e a chuva dê lugar a temperaturas inferiores a 10ºC na madrugada de quarta-feira (6).

Nas regiões mais altas do Estado, a previsão é de frio abaixo de 5ºC com a possibilidade de formação de geada. Na serra, a previsão é de mínima de 4ºC. Durante o dia, entretanto, as temperaturas podem se aproximar dos 25ºC em todo o Rio Grande do Sul.