Vendaval faz mais 3 cidades do Rio Grande do Sul decretarem situação de emergência
Ainda contabilizando os estragos causados pelo vendaval que atingiu diversas regiões do Rio Grande do Sul neste domingo (17), mais três municípios na região metropolitana de Porto Alegre decretaram situação de emergência na tarde desta segunda-feira (18) e devem comunicar à Defesa Civil ainda hoje.
Em Taquara (73 quilômetros de Porto Alegre), mil casas foram danificadas, a maioria com telhados arrancados ou destruído pela queda de árvores. Pelo menos 150 famílias foram atingidas, sendo uma delas removida de casa devido ao risco de desabamento. Ao todo dez mil pessoas foram afetadas. Cerca de 3.600 estudantes de sete escolas estão sem aula. Ainda não há previsão para o retorno das aulas. Além das escolas, foram atingidas casas de professores e de alunos. Ninguém ficou ferido.
“Tivemos um grande prejuízo material. Mas, graças a Deus, ninguém se feriu. O vendaval começou no final da tarde de ontem, quando 10 mil pessoas estavam reunidas no Parque do Trabalhador na festa de aniversário da cidade. Árvores e postes caíram, e oito escolas foram danificadas. Sorte que não tinha expediente. As aulas serão retomadas só na próxima semana”, afirmou o prefeito de Taquara, Délcio Hugentobler.
Em Parobé (79 quilômetros de Porto Alegre), dez pessoas estão desabrigadas e 21 mil foram afetadas. Quatrocentas e vinte casas foram destelhadas e 15 postes de luz derrubados. Aproximadamente 40% dos moradores ficaram às escuras.
Já em Sapiranga (52 quilômetros de Porto Alegre), no Vale do Paranhana, 60 residências tiveram os telhados danificados pelos fortes ventos. Em uma rua na Vila Operária, oito postes caíram, deixando a região toda sem abastecimento de energia.
No momento, cinco cidades já oficializaram junto à Defesa Civil estadual situação de emergência. Todas elas devido à forte chuva que caiu sobre o Estado na semana passada. No Vale do Taquari são: Santa Clara do Sul (126 quilômetros de Porto Alegre), Sério (154 quilômetros de Porto Alegre) e Forquetinha (132 quilômetros de Porto Alegre). No Vale do Rio Pardo: Boqueirão do Leão (187 quilômetros de Porto Alegre); e no centro- norte do Estado, a cidade de Ijuí (402 quilômetros de Porto Alegre).
O município de Lajeado (114 quilômetros de Porto Alegre), no Vale do Taquari, decretou emergência na última sexta-feira devido às chuvas, mas ainda não comunicou o fato à Defesa Civil.
Previsão do tempo
Uma massa de ar frio vinda do Uruguai ingressa no território gaúcho nesta segunda-feira afastando a chuva e baixando as temperaturas. As mínimas devem ser inferiores a 10ºC. Na metade norte do Estado, ainda há risco de chuva em áreas isoladas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.