Topo

Após chuva e vendaval, temperaturas despencam no Sul

Lucas Azevedo

Especial para o UOL Notícias<br>Em Porto Alegre

19/04/2011 12h15

Após a ocorrência de fortes chuvas e vendavais na última semana, o Rio Grande do Sul experimenta, agora, uma queda brusca nas temperaturas. Uma frente fria vinda do Uruguai que avança sobre o Estado desde o domingo (17) vem fazendo com que os termômetros registrem mínimas próximas aos 10ºC.

Nesta madrugada, a mínima foi de 7,5ºC em Bagé (366 quilômetros de Porto Alegre). Em Jaguarão (383 quilômetros de Porto Alegre), fronteira com Uruguai, fez 8,2ºC. Já em Rio Grande (309 quilômetros de Porto Alegre), no litoral sul, os termômetros marcaram 9,7ºC. Em Santana do Livramento (489 quilômetros de Porto Alegre), mais a oeste, a mínima foi de 9,9ºC.

Em Porto Alegre a temperatura caiu bastante de ontem para hoje. Nesta madrugada, considerada a mais fria do ano na capital, fez 14ºC.

A previsão para esta terça-feira é de tempo parcialmente nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas no litoral sul e na região da Campanha. Nas outras áreas há possibilidade de pancadas de chuva. A máxima pode chegar a 26ºC no norte do Estado.

Para quarta-feira não estão descartadas trovoadas e chance de chuva forte em áreas isoladas do oeste, do centro e sul. Os termômetros registram entre 10ºC e 28ºC.

Já para quinta-feira, a previsão é de tempo nublado com pancadas de chuva nas regiões oeste, centro e norte. No restante do Estado, o céu fica nublado com possibilidade de chuva em áreas isoladas. A temperatura varia ente 12ºC e 27ºC.

Os números atualizados da Defesa Civil do Estado dão conta de oito cidades em situação de emergência devido às fortes chuvas e vendaval dos últimos dias. A maioria dos municípios está localizada na região metropolitana e no Vale do Rio Pardo.