Incêndio de grandes proporções atinge parque estadual em MG
Um incêndio de grandes proporções atinge o entorno do Parque Estadual Serra do Rola-Moça, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG). As chamas começaram na tarde de terça-feira (31) na Fazenda do Varjão, perto de um lixão, numa área que fica entre Ibirité e Brumadinho, na Grande BH.
Segundo os bombeiros, as chamas já consumiram, até a manhã dessa quarta-feira (1), cerca de 15 hectares de área verde que ficam a um quilômetro da reserva. As causas do incêndio ainda são desconhecidas.
A região é de difícil acesso, o que complica os trabalhos de combate às chamas. Militares do Corpo de Bombeiros temem que o fogo atinja o interior do parque, que é a terceira maior unidade de conservação em área urbana do Brasil. O local, com quase 4 mil hectares, é habitat natural de espécies da fauna e zona de transição de Cerrado para Mata Atlântica.
Uma equipe de mais de 50 pessoas trabalha na mata para conter as chamas. São bombeiros e brigadistas da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa-MG) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Um helicóptero é usado para jogar água na mata, mas a vegetação seca e os fortes ventos na região estão ajudando o fogo a se espalhar.
A queimada já é resultado da temporada de seca em Minas Gerais. Todos os anos as áreas verdes do Estado sofrem com os resultados da baixa umidade relativa do ar. Segundo a Defesa Civil estadual, uma massa de ar seco atinge nesta quarta-feira o Estado deixando o tempo estável e seco. Na região metropolitana de Belo Horizonte, os índices estão em aproximadamente 45%.
O índice de umidade relativa do ar deve ficar abaixo de 35% no Triângulo e Norte de Minas. Nas regiões Zona da Mata e Leste do Estado, a umidade vinda do oceano Atlântico Sul deixa o tempo com maior quantidade de nuvens.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.