Famílias são retiradas de casa por causa da chuva no Rio Grande do Sul; um homem morreu
Apesar da trégua em algumas regiões na manhã desta quinta-feira (21), a chuva forte que cai sobre o Rio Grande do Sul obrigou centenas de famílias a deixarem suas casas durante a madrugada. Rios transbordaram e barreiras caíram, bloqueando parcial ou totalmente estradas federais e estaduais, principalmente no norte do Estado.
No noroeste do Rio Grande do Sul, um homem morreu depois de ter sido arrastado pela correnteza quando tentava cruzar um arroio na cidade de Santo Augusto, no final da tarde desta quarta-feira (20). O corpo de Leonir Fagundes foi achado hoje pela manhã.
A preocupação, a partir de agora, se volta para os vales, onde os rios, já cheios, estão recebendo água que desce de suas nascentes, na serra. Em São Leopoldo, no Vale dos Sinos, a precipitação nas cabeceiras do rio dos Sinos será sentida na cidade no final desta sexta-feira.
Na mesma região, em Rolante, a Defesa Civil resgatou 14 pessoas durante a madrugada. Em Parobé, 180 famílias tiveram que abandonar suas casas em decorrência da cheia do rio Paranhana, a 6 metros acima do nível normal. Os atingidos estão abrigados em casas de parentes e escolas.
Nível de rio está 19 metros acima do normal
Em Igrejinha há risco de deslizamento no bairro Saibreira 2, onde sete pessoas morreram após um desmoronamento em maio deste ano. Aproximadamente 300 famílias foram atingidas com a cheia do rio Paranhana - 70 estão recolhidas em ginásios de esportes da cidade. A Defesa Civil estima que aproximadamente 500 famílias tenham que sair de casa.
Já em Taquara, cerca de 80 residências foram invadidas pela água no bairro Santa Maria. Em Encantado, no Vale do Taquari, a prefeitura disponibilizou cinquenta caminhões para retirar famílias que devem ter as casas atingidas a qualquer momento pelo aumento do rio Taquari, 19 metros acima do seu nível normal. Duas fábricas dispensaram mais de 300 trabalhadores do trabalho nesta manhã.
Em Três Coroas, pelo menos 30 famílias foram removidas de suas casas devido à cheia do rio Paranhana. No Vale do Caí, o rio Caí está 11,6 metros acima do nível normal. Em São Sebastião do Caí, mais de 200 famílias foram realocadas em casas de parentes e 65 no parque da cidade.
No norte do Rio Grande do Sul, dez famílias foram removidas por causa do desmoronamento de um barranco em Passo Fundo. Ninguém ficou ferido. Em Caxias do Sul, na serra, uma criança foi soterrada após um desmoronamento, mas já foi resgatada e passa bem.
Já em Porto Alegre choveu 40 milímetros, o suficiente para deixar cerca de 7.000 pessoas sem luz e diversos pontos de alagamento. Na noite desta quarta-feira, uma árvore tombou na Praça da Alfândega, em pleno Centro da Capital. Ninguém ficou ferido.
Estradas
Pelo menos dez rodovias estão com o trânsito prejudicado devido à chuva. Os principais transtornos são na BR-386, que está com três faixas interrompidas, depois da queda de uma barreira em Pouso Novo. No litoral norte, a BR-101 está parcialmente interrompida no km 32,3, na cidade de Três Cachoeiras, devido a um buraco de 80 centímetros na pista.
Na serra, a BR-116 está em meia pista em três trechos, dois em Nova Petrópolis e um em Caxias do Sul. Já no km 4,5 da ERS 386, uma pedra de aproximadamente 1 tonelada bloqueia metade da pista.
No Vale do Taquari, o transbordamento do rio Taquari fez com que a ERS-129 fosse interrompida entre os quilômetros 37 e 50. O mesmo ocorre no km 85, no município de em Muçum.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.