Topo

Ponte estaiada da Marginal Tietê é liberada para circulação

Ana Paula Rocha <br>Do UOL Notícias<br>Em São Paulo

27/07/2011 13h26

Com a promessa de reduzir em 15 minutos o trajeto de quem vem para São Paulo das cidades do Grande ABC e de desafogar o trânsito na marginal Tietê, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, inaugurou nesta quarta-feira (27) uma nova ponte estaiada na capital do Estado, sobre a marginal Tietê, que ganhou o nome de Governador Orestes Quércia.

"Não adianta continuar plantando asfalto", critica especialista

A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, como o vice-presidente da República, Michel Temer, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o ex-governador José Serra. O evento foi marcado por homenagens a Orestes Quércia, falecido em dezembro de 2010, dirigidas a sua mulher Alaíde Quércia e a filhos do casal.

A ponte liga a avenida do Estado à pista central da marginal Tietê, ao lado do Pavilhão do Anhembi, no sentido Castello Branco, servindo como ligação entre o centro e a zona norte da cidade. A expectativa é de que passem cerca de 20 mil veículos por dia pela ponte, que foi liberada para circulação às 15h25, após vistoria da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET).

Embora a obra da ponte já esteja concluída, ainda falta uma alça de acesso ao bairro do Bom Retiro, que depende de desapropriações por parte da prefeitura e que deve levar cerca de oito meses para ser realizada. O custo da ponte é de R$ 85 milhões.

A inauguração é a última etapa do projeto conhecido como Nova Marginal, que teve início em 2009. Inicialmente a previsão de entrega da obra era outubro de 2010, mas foi adiada para fevereiro deste ano. No evento, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, disse que o atraso foi provocado por melhorias, como aplicação de um verniz antipichação em seus pilares. O custo de todo o projeto da Nova Marginal é de R$ 1,5 bilhão.

A capacidade de sustentação da ponte varia de 200 a 500 toneladas. Ela tem 660 metros de comprimento por 15,20 metros de largura e 55 metros de altura. Ao todo, 88 cabos sustentam a estrutura.

Mais Cotidiano