Topo

Disque-Denúncia recebeu 284 ligações sobre chacina de jovens na favela da Chatuba, no Rio

Do UOL, no Rio

13/09/2012 11h35

A Polícia Civil do Rio de Janeiro recebeu até a manhã desta quinta-feira (13) 284 ligações sobre a chacina que vitimou seis jovens na favela da Chatuba, na Baixada Fluminense, por meio da central do Disque-Denúncia. As vítimas foram mortas por traficantes de drogas, segundo a polícia, que localizou os corpos há três dias.

As informações recebidas por meio do Disque-Denúncia foram direcionadas para a Divisão de Homicídios da Baixada Fluminense, que coordena a investigação em parceria com o distrito policial de Mesquita (53ª DP) e com o apoio da delegacia de Nilópolis (57ª DP).

Quaisquer informações sobre o crime podem ser passados à polícia através do telefone 0/XX/21/2253-1177. O anonimato é garantido.

Na terça-feira (11), a favela da Chatuba foi ocupada por homens da divisão de elite da PM, o Bope (Batalhão de Operações Especiais), e o Batalhão de Choque (BPChoque), depois que 12 mortes ocorreram na região em apenas três dias. Na ocasião, dez pessoas foram presas e dois menores, apreendidos.

Na quarta-feira (12), a polícia apresentou o primeiro suspeito de ter participado da chacina, identificado como Daniel Dias Cerqueira dos Santos, 22, ex-militar do Exército. Ele foi reconhecido pelo pai de uma das vítimas.

De acordo com a investigação, Santos teria ordenado disparos contra parentes durante a busca aos jovens assassinados no Parque Natural de Gericinó, local no qual os corpos foram encontrados.

De acordo com o delegado responsável pelo caso, Júlio da Silva Filho, o suspeito seria um observador dos traficantes e atuaria com rádio para comunicar a aproximação de pessoas estranhas na área dominada pelo tráfico. "Ele foi localizado em uma laje fazendo a contenção para os traficantes, alertando aos comparsas sobre a aproximação da polícia. Além disso, as vestimentas encontradas no local foram reconhecidas pelos familiares, evidenciando que o palco da ocorrência foi a Chatuba", disse.

Corrupção

O secretário estadual de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, determinou na quarta-feira (12) que a Corregedoria da Polícia Militar investigue denúncias de corrupção policial na favela da Chatuba.

As informações sobre os supostos desvios de conduta por parte de PMs foram fornecidas pelos próprios moradores da comunidade. No entanto, o órgão estadual de segurança pública não divulgou o teor das denúncias.