Prefeitura de Santa Maria suspende todos os alvarás de boates
A Prefeitura de Santa Maria suspendeu por decreto todos os alvarás concedidos a casas noturnas e danceterias. A boate Kiss, onde 236 jovens morreram em um incêndio, funcionava normalmente com a licença vencida.
Na sexta-feira (1º) a fiscalização municipal esteve nos estabelecimentos para informar os proprietários da medida, aprovada dia 30 de janeiro. Foram visitados 15 locais, sendo que 11 estavam fechados e quatro abertos.
Os responsáveis pelas boates que estavam funcionando foram avisados quanto à suspensão das atividades, e tiveram que assinar um termo afirmando ter conhecimento do decreto.
Segundo a assessoria da prefeitura, todos os proprietários devem reunir a documentação do estabelecimento e comparecer à Secretaria de Controle e Mobilidade Urbana. Caso esteja tudo em ordem, o local receberá autorização para abrir novamente.
Desde a tragédia os bombeiros e a prefeitura trocam acusações sobre quem deveria ter fiscalizado a Kiss.
Alvará vencido
O comandante-geral da Brigada Militar do Rio Grande do Sul, Sérgio Roberto de Abreu, disse que o Alvará de Prevenção e Proteção contra Incêndio (PPCI) da boate Kiss estava vencido mas em processo de renovação, o que não exigia o fechamento da casa noturna.
"De acordo com o alvará anterior [vencido em agosto de 2012], os sistemas de prevenção de incêndio previstos na lei estavam instalados e operantes. Assim, enquanto tramita o pedido de renovação do [novo] alvará, não há previsão legal para interdição imediata determinada pelo Corpo de Bombeiros, cuja competência é limitada às questões relacionadas ao sistema de prevenção de incêndio", diz nota divulgada no final da noite de terça-feira (30).
Segundo o texto, no último mês de setembro, o Corpo de Bombeiros havia notificado o proprietário da boate sobre o vencimento do Alvará de PPCI --cuja emissão e fiscalização cabem aos bombeiros-- em agosto de 2012.
"Em novembro, o proprietário solicitou a inspeção para renovação do alvará, e o processo estava em tramitação no Corpo de Bombeiros".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.