Topo

Tempestade atinge São Paulo e provoca rajadas de vento de até 37 km/h

Do UOL, em São Paulo

08/03/2013 15h22Atualizada em 08/03/2013 19h39

As pancadas de chuva que atingiram São Paulo na tarde desta sexta-feira (8) e já perderam força colocaram todas as regiões da cidade em estado de alerta, segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências). Às 17h15, todas as regiões de São Paulo saíram do estado de alerta, segundo o órgão.

A estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou rajadas de vento de aproximadamente 37km/h.

Após a chuva, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), às 19h a cidade registrava lentidão acima da média, com 265 km, sendo a zona oeste, com 91 km, e a zona sul, com 79 km, as regiões mais lentas. A média para o horário é entre 146 km e 194 km, segundo a companhia.

O índice é o quarto maior registrado pela CET na história. O recorde é 295 km de lentidão, ocorrido em 1º de junho de 2012. 

Às 20h20, a companhia também registrou 30 árvores caídas e 117 semáforos apagados.

Veja em imagem acelerada avenidas alagadas em São Paulo

O aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, foi fechado para pousos e decolagens. Segundo a Infraero, a pista de Congonhas foi fechada às 15h08 e reaberto às 16h27. Nesse período, dois voos foram cancelados e três tiveram atrasos. O aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, funciona normalmente.

As zonas sul, sudeste, oeste e Marginal Pinheiros entraram em estado de atenção às 15h. Os bairros da zona leste, centro e marginal Tietê, entraram em estado de alerta para alagamentos às 14h35.

Imagens do radar meteorológico do CGE registraram chuva forte entre os bairros da Penha, Mooca, Aricanduva e Vila Formosa, na zona leste, Vila Mariana, Ipiranga e Jabaquara, na zona sudeste e Campo Limpo, M'Boi Mirim e Santo Amaro, na zona sul. Na região central, a chuva também foi forte em praticamente todos os distritos. Na zona oeste, choveu forte em boa parte do Butantã, Pinheiros e Lapa.

Na Grande São Paulo, a precipitação foi forte em Itapecerica da Serra, Embu, São Lourenço da Serra e Suzano. Choveu moderadamente em parte de Guarulhos e Santa Isabel, segundo informações do CGE.

Às 15h havia 10 pontos de alagamento na capital: quatro transitáveis, na região oeste -- um no bairro Butantã e três no bairro de Pinheiros; três em Itaquera, na região leste, sendo dois intransitáveis; dois na região sudeste, no bairro Vila Mariana, sendo um intransitável; e outro transitável na zona sul, no bairro Santo Amaro.

O número de pontos de alagamentos subiu para 22, sendo 11 instransitáveis às 16h30.

Às 20h havia apenas dois pontos de alagamento, sendo um intransitável na rua Brigadeiro Haroldo Veloso, no Itaim Bibi, zona sul de São Paulo.

A chuva que atingiu a cidade na tarde de ontem (7) deixou diversas ruas alagadas na região da Pompeia (zona oeste).  Na zona norte da capital paulista, uma árvore caiu sobre um caminhão na rua Zanzibar, na Casa Verde, e deixou duas pessoas presas. Elas tiveram de ser retiradas do veículo por bombeiros.

Fim de semana

Segundo o CGE, o final de semana será típico de verão, com tempo quente e ensolarado e temperaturas que ultrapassam os 30ºC. Pancadas de chuva ocorrerão entre a tarde e a noite, associadas ao calor e à entrada do ar mais frio do mar em direção à faixa leste do Estado.

$escape.getHash()uolbr_tagAlbumEmbed('tagalbum','64472', '')