Volume de água nas Cataratas do Iguaçu (PR) fica quatro vezes acima do normal
As Cataratas do Iguaçu, no Paraná, tiveram nesta quinta-feira (14) volume de água recorde para o ano de 2013. Às 8h, o serviço de monitoramento de reservatórios da Copel, estatal paranaense de energia, registrou vazão de 6,4 milhões de litros por segundo nas quedas d'água – mais de quatro vezes superior ao normal.
A causa foram as chuvas que atingiram nos últimos dias a porção sul do Paraná, especialmente entre o reservatório de Salto Segredo, em Mangueirinha (387 km a oeste de Curitiba) e Foz do Iguaçu (640 km a oeste da capital), informa a Copel.
“O aumento da vazão nas cataratas se deveu principalmente às chuvas sobre o rio Chopim (afluente do Iguaçu) e sobre o próprio Iguaçu a partir de Salto Segredo até a jusante”, informou Adroaldo Goulart de Oliveira, técnico especializado em Hidrologia da Copel.
Apesar disso, o volume foi insuficiente para causar problemas a populações ribeirinhas, até mesmo para interromper, por segurança, o funcionamento das passarelas que levam turistas até o centro das cataratas. “Valores como os de ontem (quinta) são usualmente registrados ao menos uma vez por ano”, disse o técnico.
O recorde histórico registrado pela Copel nas cataratas do Iguaçu é de 33 milhões de litros por segundo em julho de 1983. À época, o Paraná sofria com a maior enchente registrada em todo o século passado, que 87 municípios da bacia do Iguaçu, matando 15 pessoas e deixando 12 mil desabrigadas.
No início da tarde desta sexta (15), a vazão já diminuíra para 3,6 milhões de litros por segundo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.