Topo

Corpo de Bombeiros chega a antigo Museu do Índio para apagar chamas

Julia Affonso

Do UOL, no Rio

22/03/2013 11h43

O Corpo de Bombeiros foi acionado e chegou ao local onde fica o antigo Museu do Índio, próximo ao estádio do Maracanã, na zona norte do Rio de Janeiro, por volta das 11h30 desta sexta-feira (22), para conter as chamas que foram ateadas no local. Segundo informações iniciais, o incêndio seria na oca central, como forma de protesto por parte dos índios que ocupam o local desde 2006.

Cerca de 50 homens do Batalhão de Choque cercam o prédio desde às 3h desta sexta-feira (22). Os policiais militares usaram bombas de gás lacrimogêneo e spray de pimenta para dispersar as pessoas que estão do lado de fora, e pelo menos um blindado e outros carros da policia foram destacados para a operação de despejo.

A polícia está no local para cumprir um mandado de desocupação expedido pela Justiça Federal na última sexta-feira (15). O prazo dado para que os cerca de vinte índios da Aldeia Maracanã --que moram no lugar-- deixem o prédio terminou nesta quinta-feira (21) .

O deputado estadual Marcelo Freixo (PSOL) afirmou que os índios resolveram deixar o local. Eles irão, segundo o deputado, para o terreno em Jacarepaguá, zona oeste da cidade, onde será construído pelo Governo do Estado o Centro de Referência Indígena. Alguns deles já entraram em vans sisponibilizadas pelo Governo do Estado. No entanto ainda há índios e manifestantes no interior do museu.