Topo

Incêndio atinge boate no centro de Porto Alegre

Imagem mostra a parte externa da casa noturna Cabaret durante o incêndio na noite deste sábado - Felipe Martini/Agência RBS
Imagem mostra a parte externa da casa noturna Cabaret durante o incêndio na noite deste sábado Imagem: Felipe Martini/Agência RBS

Guilherme Balza

Do UOL, em São Paulo

04/05/2013 21h19Atualizada em 04/05/2013 22h47

Um incêndio atinge neste momento a boate Cabaret Voltaire, localizada no número 590 da avenida Independência, região central de Porto Alegre. Segundo o Corpo de Bombeiros, o incêndio é de grandes proporções e começou por volta de 20h35.  

Ainda não há informações sobre vítimas. "Não havia iniciado ainda os trabalhos da casa, mas não sabemos se  há vítimas. O fogo está bem grande", disse por telefone o tenente-coronel dos bombeiros Adriano Krukoski, que estava a caminho do local.

Cinco caminhões dos bombeiros, um deles com uma escada Magirus, foram enviados até o local, de acordo com Krukoski. Também não há informações sobre o que originou o incêndio.

O comandante do Corpo de Bombeiros, Guido Pedroso de Melo, afirmou que "a princípio só houve danos materiais". "A casa ainda não estava funcionando. O incêndio é de grandes proporções, o prédio é relativamente grande."

De acordo com o comandante dos Bombeiros, a casa chegou a ser fechada temporariamente no início deste ano, logo depois que a administração municipal intensificou a fiscalização após o incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (301 km de Porto Alegre). Melo afirmou que a boate reabriu depois que regularizou a situação. 

“A casa chegou a ser interditada, corrigiu os problemas e regularizou. E agora, que estava tudo certo, pegou fogo”, afirmou.

Em nota divulgada no início de fevereiro, logo após uma fiscalização da Prefeitura de Porto Alegre, a casa noturna afirmou dispor de alvará de funcionamento de 1996, além de ter um plano de proteção contra incêndios e estar com todos os documentos regularizados.

Na mesma nota, a casa diz que os dois tipos de forro utilizado (Forrovid e Prisma) possuem certificação Classa A, "a mais segura das certificações".

Tragédia de Santa Maria (RS)

O incêndio ocorre três meses após a tragédia de Santa Maria (RS), quando 241 pessoas morreram na boate Kiss, que pegou fogo após um integrante da banda Gurizada Fandangueira acender um fogo de artifício dentro da casa.

Em 2 de abril, o Ministério Público denunciou criminalmente oito pessoas, entre eles dois sócio-proprietários da casa e dois integrantes da banca --os quatro estão presos.

Mais Cotidiano