Topo

Papa Francisco terá segurança do Exército durante visita a Aparecida (SP), diz dom Damasceno

Dom Damasceno (ao centro), entre dom Darci (de branco) e padre Domingos, informa como será o esquema de segurança no dia da visita do papa Francisco a Aparecida (SP), em 24 de julho  - Felipe Melo/UOL
Dom Damasceno (ao centro), entre dom Darci (de branco) e padre Domingos, informa como será o esquema de segurança no dia da visita do papa Francisco a Aparecida (SP), em 24 de julho Imagem: Felipe Melo/UOL

Felipe Melo

Do UOL, em Aparecida (SP)

10/06/2013 14h03Atualizada em 10/06/2013 16h54

O arcebispo de Aparecida (SP) e presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), dom Raymundo Damasceno, disse na manhã desta segunda-feira (10) que a segurança do papa Francisco vai envolver Exército Brasileiro e polícias Militar, Federal, Rodoviária e do Vaticano durante sua visita à cidade, no próximo dia 24 de julho.

Acompanhado do bispo auxiliar, dom Darci Nicioli, e do reitor do Santuário Nacional de Aparecida, padre Domingos Sávio, dom Damasceno informou que os portões da Basílica serão fechados um dia antes da chegada do papa “para uma varredura em todo o complexo do Santuário”.

Cerca de 200 mil pessoas são esperadas para o dia da visita. Dom Darci confirmou um expressivo contingente de pessoas que cuidarão da proteção do papa Francisco. “Haverá segurança para o papa e para todos os fiéis que estiverem aqui. Queremos que todos possam ter acesso ao Santo Padre, na missa ou durante seu percurso na cidade”, disse.

Antes do fechamento dos portões, segundo dom Darci, haverá uma vigília para a noite do dia 23, com shows e animação. “Começaremos às 21h30 e vamos até perto das 23h. Com muita fé, oração e alegria.”

Dentro do Santuário, barricadas como as da praça São Pedro, em Roma, serão montadas, assim como em todo o trajeto até o Seminário Bom Jesus, onde o papa almoçará. Outra preocupação com a segurança é quanto à missa que será celebrada.

“O desejo do papa Francisco é celebrá-la dentro da igreja, mas vamos tentar demovê-lo dessa ideia. Acreditamos que seja conveniente a realização da celebração na praça Norte, com maior concentração de pessoas. Caso a missa seja realmente dentro da igreja, teremos detector de metais nas portas”, afirmou dom Damasceno, ressaltando que nesse caso a celebração será para um número limitado de pessoas --entre 15 mil e 20 mil.

Pelas ruas de Aparecida

Estimado em 45 minutos, o trajeto do papa Francisco percorrerá a região central do município. Após a celebração, o papamóvel passará pela avenida Getúlio Vargas, rua Anchieta, praça Benedito Meirelles e avenida Barão do Rio Branco, onde fica o Seminário Bom Jesus.

O caminho de volta ao Santuário será o mesmo, e deve acontecer por volta das 16h30, quando o Papa partirá para o Rio de Janeiro. Foi solicitado pela comissão que fará a segurança que todas as lombadas das ruas e avenidas fossem retiradas para facilitar o trajeto do papamóvel.

Lembrança

O papa Francisco receberá uma réplica em madeira da imagem de Nossa Senhora Aparecida, feita por um artista mineiro. Segundo dom Darci, ela está pronta há mais de duas semanas.