Topo

PF prende 14 pessoas em operação contra tráfico internacional em 5 Estados

DO UOL, em São Paulo

15/10/2013 10h25Atualizada em 15/10/2013 16h47

A Polícia Federal iniciou na manhã desta terça-feira (15) uma operação para desarticular uma quadrilha de traficantes de drogas que atua na fronteira entre o Brasil e a Bolívia.

A operação Touro Branco está sendo realizada nos Estados de Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Norte, Pará e São Paulo. Até agora 14 pessoas foram presas --outras duas já estavam em prisões em Rondonópolis (MT) e Cáceres (MT) e há quatro foragidos. Também foram apreendidos três aviões de pequeno porte, dois no Estado do Mato Grosso e um em Belém (PA), além de seis veículos e três camionetes.

Foram expedidos 17 mandados de prisão preventiva, três mandados de prisão temporária e 20 mandados de busca e apreensão. A Justiça de Cáceres (MT), cidade em que tramitou o inquérito policial, determinou ainda o bloqueio de bens das pessoas investigadas pela operação.

Através de investigações iniciadas há cerca de um ano e meio, a Polícia Federal descobriu que cargas de entorpecentes estavam sendo levadas por aviões à fronteira do Mato Grosso com a Bolívia. A droga ficava escondida em áreas rurais até ser transportada para as cidades em que era vendida, em Mato Grosso e em outros Estados.

A ação da polícia recebeu o nome de Touro Branco devido à expressão usada por traficantes em negociações. Para despistar a polícia, eles se referiam à droga como “touro branco”, na tentativa de simular a compra e venda de gado.