Bilhete Mensal deve deixar ônibus e trens mais cheios no fim de semana; cartão vale a partir de hoje
O Bilhete Único Mensal, que começa a valer neste sábado (30), deve deixar os ônibus da cidade de São Paulo e os trens do Metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) mais cheios nos fins de semana.
A previsão da prefeitura e do governo estadual é de que o novo cartão aumente a demanda por transporte fora dos horários de pico e também aos sábados e domingos. Segundo os órgãos públicos, os portadores do Bilhete Mensal usarão mais ônibus e trens para fazer deslocamentos fora da rota casa-trabalho.
“Quem tiver o Bilhete Único Mensal vai deixar de considerar a questão econômica para se locomover”, afirmou o prefeito Fernando Haddad (PT), no anúncio do novo cartão, no dia 21. “O olhar do morador vai mudar. Ele terá liberdade de ir e vir e poderá usufruir os equipamentos da cidade."
Ao lado de Haddad, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) também destacou o provável crescimento de viagens com fins de lazer. “São Paulo tem muita atração. O Bilhete Único Mensal vai ser um estímulo ao turismo, ao comércio, aos serviços e ao emprego”.
Apesar da expectativa de elevação do uso do transporte, não há planos para aumentar a capacidade dos sistemas. O secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, e o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, afirmam que há capacidade ociosa nos ônibus e trens do Metrô e da CPTM e que isso será suficiente para suprir a ampliação da demanda fora dos horários de pico e aos sábados e domingos.
No caso dos fins de semana, o sistema municipal de ônibus funciona com 70% da frota aos sábados e com 50% aos domingos, de acordo com a SPTrans. Segundo Jilmar Tatto, a prefeitura monitora o movimento semanalmente e poderá aumentar a frota nesses dias caso haja necessidade.
Baseados no movimento de outubro nos sistema de transportes, prefeitura e governo estadual calculam que o Bilhete Mensal é vantajoso, de imediato, para mais de 860 mil passageiros, o que equivalente a 17% do total de usuários.
Mais de 155 mil pessoas já se cadastraram para obter o novo cartão, segundo a SPTrans, empresa responsável pela gestão do transporte na capital paulista. A maioria ganha menos de dois salários mínimos por mês. Do total de bilhetes solicitados, pelo menos 60 mil foram colocados à disposição dos inscritos. A entrega segue a ordem cronológica das inscrições.
Valores
Quem tem o novo bilhete pode utilizá-lo somente nos ônibus ou somente no transporte sobre trilhos, com uma cota de R$ 140 (R$ 70 para estudantes), e também tem a opção de usar a integração ônibus-Metrô/CPTM, com uma cota de R$ 230 (R$ 140 para estudantes). Os créditos valem por 31 dias.
Como atualmente a tarifa do transporte em São Paulo custa R$ 3, a cota menor é vantajosa para quem faz mais de 46 viagens por mês. A cota maior é benéfica para o passageiro que faz mais de 49 viagens mensais, já que o valor da integração custa hoje R$ 4,65. Para o estudante, a cota da integração será vantajosa se ele fizer mais de 46 viagens por mês.
Para quem possui vale-transporte o valor da cota depende do acordo firmado com a empresa empregadora.
O usuário comum pode mudar sua opção a cada compra nos mais de 9 mil pontos da cidade. Pode, por exemplo, optar por créditos só para ônibus em um mês e adquirir créditos para a integração com Metrô e CPTM no período seguinte.
Saiba como fazer o Bilhete Único Mensal em São Paulo
Como se cadastrar
O cadastro para qualquer modalidade do Bilhete Único Mensal só pode ser feito pela internet, na página da SPTrans. É necessário informar o RG, o CPF e o CEP, além de enviar uma foto digitalizada e escolher um dos 40 postos disponíveis para fazer a retirada.
Quanto custa
A primeira via é gratuita. A segunda custa o equivalente a sete tarifas - atualmente, R$ 21.
Como retirar o bilhete
Quando o bilhete estiver disponível no posto escolhido, o usuário receberá um aviso por e-mail. Os estudantes retiram o bilhete nas instituições de ensino.
Como colocar créditos
O usuário comum pode mudar sua opção a cada compra nos mais de 9.000 pontos da cidade. Pode, por exemplo, optar por créditos só para ônibus em um mês e adquirir créditos para integração com Metrô e CPTM no período seguinte.
Cadastro
O Bilhete Único Mensal é personalizado. O cadastro para obtê-lo só pode ser feito pela internet, na página da SPTrans (veja ao lado), independentemente da cota de interesse do usuário. A primeira via é gratuita.
A retirada do novo cartão é feita no posto escolhido pelo passageiro – a opção por um dos 40 locais disponíveis tem de ser feita no momento do cadastro. Quando o bilhete estiver pronto, ele receberá um aviso da SPTrans por e-mail.
Os estudantes retiram o bilhete nas instituições de ensino, mas não são obrigados a migrar para o mensal. Como o ano letivo está acabando, eles só poderão usar as cotas em fevereiro de 2014.
Promessa de campanha
Inicialmente, o Bilhete Mensal, que foi promessa de campanha do prefeito Fernando Haddad (PT), valeria somente nos ônibus municipais. Depois que a prefeitura anunciou os detalhes do novo cartão no começo do mês, o governo estadual decidiu aderir ao sistema, o que permite a utilização do bilhete no Metrô e na CPTM.
Na campanha eleitoral de 2012, o ex-governador José Serra (PSDB), derrotado na eleição por Haddad, dizia que a promessa de criar o bilhete era uma “enganação”.
São Paulo é a primeira cidade do país a contar com um bilhete mensal de transporte, sistema existente em cidades do exterior.
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