Topo

Agentes da Prefeitura do Rio usarão tablets para multar ambulantes em praias

Policiais na Praia do Arpoador, na zona sul do Rio - Vitor Silva/Agência O Dia/Estadão Conteúdo
Policiais na Praia do Arpoador, na zona sul do Rio Imagem: Vitor Silva/Agência O Dia/Estadão Conteúdo

Do UOL, no Rio

03/12/2013 14h04

A Seop (Secretaria de Ordem Pública) do Rio de Janeiro começou nesta terça-feira (3) a Operação Verão 2014, cujo objetivo é fiscalizar a orla carioca, entre o Flamengo, na zona sul, e o Recreio, na zona oeste. Segundo a secretaria, a novidade neste ano é que os agentes utilizarão tablets na fiscalização, para multarem online os barraqueiros e os ambulantes autorizados que estejam atuando em desacordo com a legislação.

A Seop acredita que a utilização do equipamento reduzirá o tempo de emissão e recebimento das multas –de 30 para dez dias— e também a utilização de papel. Além disso, o órgão fixará cem placas de madeira nas areias, com indicações sobre a proibição de altinho e frescobol, por exemplo, e sobre a presença de animais na areia.

À noite também haverá operações para impedir depósitos de mercadorias na orla e pernoite de barraqueiros nas areias. Serão mobilizados 332 agentes –guardas municipais, agentes de Controle Urbano da Seop, operadores de reboques e do Grupamento de Ações Especiais da Ordem Pública.

Arrastões

Entre os dias 15 e 20 de novembro, houve registros de arrastões em Leblon e Ipanema. As polícias Militar e Civil mobilizaram suas tropas de elite para reduzir o número de casos no último final de semana. O mau tempo, no entanto, afastou banhistas da praia por dois finais de semana consecutivos.

De acordo com dados do ISP (Instituto de Segurança Pública), a capital registrou aumento nos casos de roubos neste ano. Entre junho e agosto deste ano, houve alta de 14% em comparação com o mesmo período do ano passado.