Topo

"Rolezinho" no Rio tem churrasquinho e baile funk; shoppings fecham as portas

Luciano Pádua

Do UOL, no Rio

19/01/2014 18h49Atualizada em 19/01/2014 19h42

O "rolezinho" marcado para este domingo (19) no Shopping Leblon, no Rio, movimentou o bairro.  Mesmo com o fechamento do estabelecimento, muitas pessoas se juntaram para apoiar o movimento, que teve início em São Paulo.

Ao som de funk, manifestantes improvisaram uma grelha e fizeram um churrasco na calcada da rua Afranio de Melo, diante de um dos mais luxuosos shoppings do Rio

 

Em clima de descontração, eles aproveitavam para protestar contra a violência policial e criticaram a decisão da administração do shopping de não funcionar neste domingo.  Lançavam ainda gritos de ordem, como "não vai ter Copa".

A movimentação no local era tranquila, apesar da forte presença de policias militares e de agentes da guarda municipal.

No Facebook, mais de 9 mil pessoas haviam confirmado presença no evento. Segundo a estimativa da Polícia Militar, aproximadamente 300 pessoas compareceram.

"Nossa crítica não é contra os moradores do Leblon ou o shopping, que é apenas um símbolo.  É contra o Estado que fomenta a desigualdade social não dando oportunidades e não fazendo programas de inclusão social", disparou Eron Morais de Melo, que vestia uma fantasia do super herói Batman.

Morador da comunidade Cerro Corá, no Cosme Velho, zona sul da cidade, Pedro Dias lamentou a decisão do estabelecimento. "O fato de fecharem as portas mostra o que os pobres representam e que incomodam", afirmou o jovem de 24 anos.

"Qual a imagem que o governo brasileiro quer passar? Que o direito de manifestação será duramente reprimido, inclusive com violência, e que le pode tratar isso com naturalidade?", questionou o advogado Mario Miranda Neto, que tentou derrubar a proibição judicial à realização do evento.

Uma porta de madeira tampava a entrada do estabelecimento e um aviso informava que  "visando garantir a segurança e o bem-estar de seus clientes, lojistas e colaboradores, o Shopping Leblon informa que estará fechado excepcionalmete hoje, domingo, 19 de janeiro".

Além do Shopping Leblon, que já havia avisado no sábado que não funcionaria, o Rio Design Leblon também não abriu por conta dos eventos.

Uma das entradas do Rio Design, na avenida Ataulfo de Paiva, na zona sul Rio, foi completamente coberta com tapumes a fim de evitar atos de vandalismo. Um aviso informava aos clientes que as atividades serão retomadas apenas amanhã.

"Acabou o último lugar onde a gente tinha sossego", disse uma mulher após ler o aviso, mas que não quis se identificar.

A segurança também está reforçada na rua Aristides Espínola, onde fica a residência do governador Sérgio Cabral, e na avenida Delfim Moreira.

Após a administração do Shopping Leblon ter obtido, na última quinta-feira (16) uma liminar na Justiça para impedir o "rolezinho" em suas dependências, foi convocado um evento semelhante com a presença de black blocs nas imediações da residência do governador. (Com Estadão Conteúdo)