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SP proíbe táxi em corredor de ônibus no horário de pico

Veja o mapa das faixas e corredores exclusivos para ônibus já implantados na capital paulista -
Veja o mapa das faixas e corredores exclusivos para ônibus já implantados na capital paulista

Fabiana Maranhão

Do UOL, em São Paulo

14/03/2014 13h00Atualizada em 14/03/2014 16h56

A Prefeitura de São Paulo vai manter a autorização para que os táxis trafeguem pelos corredores de ônibus, mas fora do horário de pico. A decisão divulgada nesta sexta-feira (14) atende a uma recomendação feita pelo MP (Ministério Público) sobre a questão.

De acordo com a orientação do MP, a portaria atualmente em vigor que permite o uso dos corredores exclusivos pelos táxis deve ser revogada e uma nova publicada, proibindo a utilização dos corredores de segunda a sexta-feira, nos horários de pico: das 6h às 9h e das 16h às 20h.

A medida entra em vigor na segunda-feira (17), mas a fiscalização e aplicação de multas só valerão a partir de 14 de abril. A restrição é específica para os corredores de ônibus.

Também a partir de segunda-feira os taxistas poderão trafegar, desde que transportem passageiro, pelas faixas exclusivas de ônibus, durante todo o dia, do corredor Norte-Sul, marginais Pinheiros e Tietê e avenidas Corifeu de Azevedo Marques, Sumaré e Indianópolis.

"Nós vamos monitorar essa liberação e, se precisar, em algum momento, ter de restringir, nós vamos restringir para priorizar o transporte coletivo", afirmou o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.

"Essa é uma forma de garantir a prioridade do atendimento do transporte público sem desamparar, quando possível estabelecer esse amparo, o transporte individual que é realizado pelo táxi", explicou o promotor de Habitação e Urbanismo, Maurício Antônio Ribeiro Lopes.

A capital paulista possui uma frota de 34 mil táxis. Desde 2005, uma portaria autoriza que esse tipo de veículo utilize os corredores de ônibus desde que esteja transportando passageiros.

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No ano passado, o MP chegou a dar um prazo de 45 dias para que o executivo municipal revogasse a portaria, após estudos revelarem que a presença dos táxis diminuía a velocidade dos ônibus.

Estudo 

Um estudo feito no ano passado pela prefeitura, a pedido do MP, mostrou que, sem a presença dos táxis nas faixas e corredores exclusivos, os ônibus ganham velocidade.

O estudo é resultado de três simulações. De acordo com a que foi feita pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a retirada dos táxis no corredor da avenida Rebouças, entre as avenidas Faria Lima e Doutor Arnaldo, na zona oeste da capital, resultaria no aumento de cerca de 25% da velocidade média dos ônibus no horário de pico da manhã.

Outras duas simulações foram feitas, uma pela SPTrans, responsável pelo transporte público por ônibus na capital, e outra por uma empresa particular.

A simulação realizada pela SPTrans mostrou que, no corredor da avenida Santo Amaro, na zona sul, a presença dos táxis reduz em 5% a velocidade dos ônibus, resultando no aumento de 11% no tempo de viagem.

Com base nesses resultados, o estudo recomendou algumas medidas, como revogar a liberação da circulação de táxis nos corredores de ônibus; implantação de segregação viária; e intensificação da fiscalização nos corredores.

Taxistas

Os taxistas discordam que a presença dos táxis nos corredores exclusivos atrapalha a circulação dos ônibus, como indica o estudo. Eles questionam o método usado na pesquisa, que, segundo eles, transforma o táxi em "vilão".

A reportagem do UOL tentou conversar com representantes do Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo, mas não teve retorno até o momento.

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