Ciclistas não usam buzina e capacete e avançam sinal, revela pesquisa
Uma pesquisa realizada com ciclistas de sete cidades brasileiras revela que muitos desrespeitam as regras de trânsito: não usam buzina e capacete e admitem que avançam o sinal vermelho. O estudo foi divulgado na última edição da revista da Proteste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) e foi feito com 1.857 pessoas de Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Das pessoas ouvidas, 27% disseram que nunca usam capacete. Embora não seja item exigido pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito), seu uso é recomendado por questão de segurança.
Segundo a pesquisa, 21% dos ciclistas afirmaram que avançam o sinal vermelho, o que é considerado infração gravíssima e gera multa para os motoristas de veículos automotores.
O estudo revelou também que 41% dos entrevistados falaram que não têm campainha ou buzina na bicicleta, item considerado obrigatório pelo Contran.
Ainda de acordo com a pesquisa, 20% nunca usam faróis ou refletores quando circulam à noite e 10% não respeitam outras regras de trânsito, como trafegar no mesmo sentido dos outros veículos.
Reconhecendo que não cumprem o que determina a lei de trânsito, 77% dos ciclistas ouvidos acreditam que eles deveriam estar sujeitos à multa.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.