Topo

Morre mulher que foi arremessada com a filha de brinquedo em parque no MA

O brinquedo giratório "Polvo" do parque de diversão Golden Park Itinerante, que arremessou duas pessoas em São Luís - Divulgação
O brinquedo giratório 'Polvo' do parque de diversão Golden Park Itinerante, que arremessou duas pessoas em São Luís Imagem: Divulgação

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

22/09/2015 13h31Atualizada em 22/09/2015 13h31

A comerciária Luzivânia Brito, 39, que foi arremessada do brinquedo “Polvo” do parque de diversões Golden Park Itinerante, em São Luís (MA), morreu nesta manhã de terça-feira (22). Ela estava internada na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Municipal Djalma Marques desde o dia 14. A família não quis falar com a imprensa.

Luzivânia e a filha de oito anos caíram do brinquedo na noite do último dia 14. A mulher sofreu traumatismo craniano, teve uma costela quebrada e um pulmão perfurado. Ela perdeu o baço e estava em coma, na UTI. Já a menina fraturou um pé e recebeu alta logo depois do atendimento médico.

O corpo dela foi levado ao IML (Instituto Médico Legal) de São Luís para ser submetido a necropsia. O corpo ainda não havia sido liberado para o enterro.

O 1º Distrito de Polícia Civil do Maranhão, localizado no bairro Apicum, está investigando o acidente e aguarda os laudos do Icrim (Instituto de Criminalística) e do Corpo de Bombeiros Militar para saber se o brinquedo estava com problemas. Só então vai ser determinada qual a responsabilidade do parque e se ocorreu culpa ou dolo eventual.

O marido de Luzivânia, Celso Brito, e um engenheiro que atestou a montagem do parque depuseram à delegada Irla Maria Silva Lima. A polícia disse que também já intimou o gerente do parque. O depoimento deve acontecer nesta semana.

A SSP (Secretaria de Segurança Pública) disse que os representantes do parque estão proibidos de sair da cidade até a conclusão do inquérito policial.

O Golden Park Itinerante foi interditado no dia 15 após uma inspeção do Procon (Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão), Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão e Inmeq (Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão) constatar irregularidades na segurança, como a ausência de placas sobre o uso de brinquedos.

O UOL tentou entrar em contato com o Golden Park na tarde desta terça-feira, mas o telefone do estabelecimento não está mais funcionando.

Fiscalização

Na tarde desta terça-feira (22), o Procon vai fiscalizar parques de diversões em São Luís e Imperatriz. A equipe vai observar se os parques possuem alvará de funcionamento, ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), laudo técnico e documento de vistoria do Corpo de Bombeiro Militar do Maranhão. “Além disso, a notificação inclui a averiguação do cumprimento da lei que dá direito à meia-entrada, em que os parques já foram denunciados pelos frequentadores”, disse o órgão.

Na segunda-feira, o parque começou a ser desmontado. O Golden Park estava instalado no aterro do Bacanga, área central de São Luís, desde o mês de junho.

O Golden Park tem histórico de acidentes ocorridos em São Luís e em Fortaleza. Em 2013, um jovem de 22 anos caiu de um brinquedo chamado "Tappeto Volante" e teve traumatismo craniano. O parque estava instalado no estacionamento do Shopping da Ilha, em São Luís, e havia sido fechado para uma festa eletrônica quando ocorreu o acidente.

Em agosto do ano passado, outro caso aconteceu quando o parque estava instalado em Fortaleza. Cinco pessoas caíram de um brinquedo chamado "Chaos" e uma delas morreu vítima de traumatismo craniano.