Topo

Parque onde mãe e filha caíram de brinquedo é interditado em São Luís

O brinquedo giratório “Polvo” do parque de diversão Golden Park Itinerante, que arremessou duas pessoas em São Luís - Divulgação
O brinquedo giratório “Polvo” do parque de diversão Golden Park Itinerante, que arremessou duas pessoas em São Luís Imagem: Divulgação

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Maceió

15/09/2015 21h32

O Golden Park Itinerante, instalado em um terreno no Aterro do Bacanga, em São Luís, no Maranhão, foi interditado por tempo indeterminado após vistoria realizada pelo Procon (Instituto de Proteção e Defesa do Consumidor do Maranhão), Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão e Inmeq (Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão, na tarde desta terça-feira (15). Duas pessoas foram arremessadas de um brinquedo na noite desta segunda-feira (14), uma delas está na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Municipal Djalma Marques.

Os três órgãos constataram irregularidades nas instalações do parque e atuaram o parque. A empresa tem um prazo de dez dias para apresentar a defesa e a documentação solicitada. O UOL entrou em contato com o Golden Park, na noite desta terça-feira, mas ninguém atendeu as ligações.

Na noite desta segunda-feira (14), Luzivânia Brito, 39, e a filha de oito anos foram lançadas do brinquedo giratório “Polvo” e caíram no chão. Luzivânia sofreu traumatismo craniano, teve uma costela quebrada e um pulmão perfurado. Segundo boletim médico, está em coma induzido na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Já a menina sofreu apenas ferimentos leves e recebeu alta ainda ontem.

Para o Procon, não há comprovação de que o consumidor esteja seguro no parque, pois não existem placas informativas sobre o uso dos brinquedos, como a altura mínima e máxima e peso. Segundo o diretor do Procon, Duarte Júnior, o parque poderá ser multado e seus gestores correm o risco de sofrer processo criminal após o resultado de perícias técnicas.

“O parque está interditado por tempo indeterminado até que se comprove que ele oferece condições mínimas de segurança para o usuário”, disse Duarte Júnior.

O Inmeq constatou que o Golden Park não possui equipamentos de primeiros socorros exigidos para seu funcionamento, como desfibrilador. Segundo o agente do Inmeq Raimundo João Mendes, também foi encontrada outra irregularidade: o aparelho de aferição de pressão arterial não tinha selo de verificação inicial do Inmetro.

O Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão informou que também há falhas na segurança contra incêndio e pânico. Não há número suficiente de extintores e sinalizações de rotas de fuga no caso de evacuação da área.

Os bombeiros aguardam o laudo do Icrim (Instituto de Criminalística) para comparar com a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) apresentada pelo parque assinada por um engenheiro particular, para dar o parecer da vistoria.

“O Instituto de Criminalística vai verificar a segurança das travas, caso seja encontrada alguma irregularidade, iremos comparar com o que foi emitido pelo engenheiro”, explicou o 1º tenente Wellington Nadson.

Reincidência

O Golden Park tem histórico de acidentes ocorridos em São Luís e em Fortaleza. Em 2013, um jovem de 22 anos caiu de um brinquedo chamado "Tappeto Volante" e teve traumatismo craniano. O parque estava instalado no estacionamento do Shopping da Ilha, em São Luís, e havia sido fechado para uma festa eletrônica quando ocorreu o acidente.

Em agosto do ano passado, outro caso aconteceu quando o parque estava instalado em Fortaleza. Cinco pessoas caíram de um brinquedo chamado "Chaos" e uma delas morreu vítima de traumatismo craniano.