Conhece a Jiricada? Corrida na lama com carros adaptados faz sucesso em SC

Lucas Amorelli

Do UOL, em Santa Catarina

Você já ouvir falar da Jiricada? Você devia: o evento é uma corrida radical de carros "adaptados" em uma pista cheia de lama.

A competição acontece há 13 anos em Alto Bela Vista, em Santa Catarina. A cidade, que tem apenas 20 anos de existência, tem cerca de 2 mil habitantes.

Em tempos de "corrida de jiricos" o número de pessoas na região pode até triplicar, pois agricultores e aventureiros de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul passam o fim de semana na cidade para não perder nenhuma curva feita no Jiricódromo (apelido carinhoso dado para a pista). 

Lucas Amorelli/ UOL
As gaiolas (nome dado aos carros adaptados) são montadas pelos próprios habitantes, principalmente da zona rural. Cada um com seu estilo cor e calibragem para melhor desempenho. Entre as gaiolas, existe a categoria chamada de AP. Onde são usados motores geralmente Volkswagen 1.6, por encaixar melhor nas carrocerias.

Lucas Amorelli/ UOL
E a camaradagem existe durante a competição! Durante as provas, voluntários ajudam os pilotos que passam um pouco nas curvas e acabam atolando.

Lucas Amorelli/ UOL
Boas de volante, as mulheres participam de todas as categorias da Jiricada e travam as corridas mais acirradas. A piloto Eliza Regina Petter, 22, pratica há mais ou menos 3 anos e foi campeã na sua primeira participação.

Lucas Amorelli/ UOL
Alto Bela Vista é aquela típica cidade onde todos se conhecem e são amigos. Na pista o clima se divide entre a competição e amizade. Não há limite de idade para participar, basta ter coragem de pilotar um carro um pouco desconfortável e às vezes indomável nas curvas e não ter preguiça de lavar a roupa de lama quando chegar em casa.

Lucas Amorelli/ UOL
O piloto Evandro Pegoraro venceu no finalzinho da corrida enquanto seu adversário Cristiano Hoffman estava sendo empurrado pelos amigos na reta final.

Lucas Amorelli/ UOL
Jefferson Pott, 22, é mecânico na cidade de Alto Bela Vista. Ele afirma treinar em outra pista e preparar seu carro meses antes do evento. Ele participa com os amigos de um grupo chamado Gaioloucos. 
Lucas Amorelli/ UOL

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos