Chuvas

Forte chuva na Grande São Paulo provoca morte e estragos

Do UOL, em São Paulo

  • Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo

    Carro foi arrastado pela enxurrada para dentro de córrego

    Carro foi arrastado pela enxurrada para dentro de córrego

A forte chuva que atingiu na região metropolitana de São Paulo no final da noite de domingo (15) e madrugada desta segunda-feira (16) deixou uma morte e várias áreas alagadas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, uma mulher morreu afogada depois que seu carro, arrastado pela enxurrada, caiu em um córrego no cruzamento da rua do Araújo com a avenida Martins Junior Morros, em Guarulhos.

Ainda em Guarulhos, os bombeiros atenderam a mais seis ocorrências com vítimas dos alagamentos. Outras ocorrências foram registradas em Francisco Morato (5), Franco da Rocha (2), Carapicuíba (2) e Barueri (1). 

Somente na capital paulista, foram recebidos 34 chamados, todos eles sem vítimas. As zonas norte e leste foram as mais afetadas. Jaçanã/Tremembé e Penha entraram em estado de alerta para alagamentos (vermelho) por volta das 23h, ficando nessa condição até perto da 1h. Com exceção do extremo sul, todo o restante da cidade ficou em estado de atenção (amarelo) até 1h25.

A chuva, que havia dado uma trégua pouco depois da 1h, voltou com força horas mais tarde, fazendo com que vários municípios da Grande São Paulo amanhecessem com ruas alagadas. Em Francisco Morato, por volta das 6h30, ainda chovia e equipes da prefeitura faziam a limpeza de ruas, especialmente no centro, invadido pela lama.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, em boletim divulgado às 6h19, imagens de radar meteorológico também registravam chuva de fraca intensidade em pontos isolados da zona norte da capital, em Cotia e Vargem Grande Paulista.

O órgão informa ainda que, no final da tarde desta segunda, estão previstas novas pancadas de chuva para toda a região metropolitana. Temporais também devem ocorrer na tarde de terça-feira (17), de forma mais generalizada, devido à propagação de uma área de baixa pressão.

Willian Moreira/Estadão Conteúdo
Chuva provoca alagamento na rua 25 de Março, no Centro de São Paulo

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos