Topo

Forte chuva na Grande São Paulo provoca morte e estragos

Carro foi arrastado pela enxurrada para dentro de córrego - Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo
Carro foi arrastado pela enxurrada para dentro de córrego Imagem: Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

16/01/2017 06h23

A forte chuva que atingiu na região metropolitana de São Paulo no final da noite de domingo (15) e madrugada desta segunda-feira (16) deixou uma morte e várias áreas alagadas.

Segundo o Corpo de Bombeiros, uma mulher morreu afogada depois que seu carro, arrastado pela enxurrada, caiu em um córrego no cruzamento da rua do Araújo com a avenida Martins Junior Morros, em Guarulhos.

Ainda em Guarulhos, os bombeiros atenderam a mais seis ocorrências com vítimas dos alagamentos. Outras ocorrências foram registradas em Francisco Morato (5), Franco da Rocha (2), Carapicuíba (2) e Barueri (1). 

Somente na capital paulista, foram recebidos 34 chamados, todos eles sem vítimas. As zonas norte e leste foram as mais afetadas. Jaçanã/Tremembé e Penha entraram em estado de alerta para alagamentos (vermelho) por volta das 23h, ficando nessa condição até perto da 1h. Com exceção do extremo sul, todo o restante da cidade ficou em estado de atenção (amarelo) até 1h25.

A chuva, que havia dado uma trégua pouco depois da 1h, voltou com força horas mais tarde, fazendo com que vários municípios da Grande São Paulo amanhecessem com ruas alagadas. Em Francisco Morato, por volta das 6h30, ainda chovia e equipes da prefeitura faziam a limpeza de ruas, especialmente no centro, invadido pela lama.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo, em boletim divulgado às 6h19, imagens de radar meteorológico também registravam chuva de fraca intensidade em pontos isolados da zona norte da capital, em Cotia e Vargem Grande Paulista.

O órgão informa ainda que, no final da tarde desta segunda, estão previstas novas pancadas de chuva para toda a região metropolitana. Temporais também devem ocorrer na tarde de terça-feira (17), de forma mais generalizada, devido à propagação de uma área de baixa pressão.

16.jan.2017 - Chuva provoca alagamento na rua 25 de Março, no Centro de São Paulo - Willian Moreira/Estadão Conteúdo - Willian Moreira/Estadão Conteúdo
Chuva provoca alagamento na rua 25 de Março, no Centro de São Paulo
Imagem: Willian Moreira/Estadão Conteúdo