Topo

Policiais Civis do ES decidem na quinta-feira se entrarão em greve

6.fev.2017 - Policial civil vigia homem que tentou saquear uma loja em Vitória e foi baleado na perna pelo policial - Diego Herculano/AP
6.fev.2017 - Policial civil vigia homem que tentou saquear uma loja em Vitória e foi baleado na perna pelo policial Imagem: Diego Herculano/AP

Mirthyani Bezerra

Do UOL, em São Paulo

07/02/2017 16h14

Os policiais civis do Espírito Santo vão decidir na próxima quinta-feira (9) se entram ou não em greve. A assembleia da categoria está marcada para as 13h e vai acontecer na Chefatura da Polícia Civil, em Vitória (ES).

Segundo o presidente do Sindipol-ES (Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo), Jorge Emílio Leal, há sete anos os policiais civis não têm aumento salarial. “Não estamos reivindicando aumento, apesar de estarmos há sete anos sem aumento de salário. Queremos a reposição da inflação que o governo não dá faz três anos, além de outras providências”, explicou.

Leal já havia dito ao UOL que a situação da Polícia Civil no Espírito Santo era crítica antes mesmo do caos na segurança pública do Estado que se instaurou desde sábado (4), quando teve início o movimento de familiares de policiais militares que os impediu de sair dos quartéis para trabalhar nas ruas capixabas.

"Há décadas que não há investimentos, que o efetivo não é reposto, que não é feito concurso público. A situação se agravou com o movimento dos policiais militares, virou um caos total", disse.

Por causa da escalada no número de homicídios e crimes contra o patrimônio a Polícia Civil do Estado está sobrecarregada. Segundo Jorge Emílio Leal, a Polícia Civil não tem efetivo suficiente para investigar os crimes. "A demanda cresceu geral, não foram só os homicídios. As delegacias estão assoberbadas. Há uma demanda muito grande de casos de roubo. Os de carro explodiram, com vários casos inclusive de roubo à mão armada", disse

Só na segunda-feira (6), cerca de 200 veículos foram roubados no Espírito Santo. O número de ocorrências é dez vezes a média verificada pela Polícia Civil no Estado, que é de 20 casos diários. Os casos de homicídio também explodiram no Espírito Santo. Foram contabilizados 75 assassinatos em todo o Estado, de sábado até hoje.