Topo

Dez textos para entender o que está em jogo na greve geral do país

28.abr.2017 - Motoboys prostestam em São Paulo em dia de paralisações no país - Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo
28.abr.2017 - Motoboys prostestam em São Paulo em dia de paralisações no país Imagem: Marcos Bezerra/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

28/04/2017 16h28

Desde as primeiras horas desta sexta-feira (28), diversos atos e paralisações ocorrem pelo país em protesto contra as reformas da previdência e trabalhista propostas pelo governo Michel Temer. Articulada por movimentos sociais, sindicatos e partidos de oposição, a greve geral de trabalhadores afetou no funcionamento de serviços básicos, como transporte público, escolas e bancos.

Manifestantes argumentam que os projetos em questão retiram direitos dos trabalhadores ao alterar pontos da CLT (Consolidação das Lei do Trabalho) e endurecer as regras para conseguir a aposentadoria. O ministro da Justiça, Osmar Serraglio, em entrevista ao UOL, criticou as paralisações feitas em todo o país nesta desta sexta. “Pode até haver quem tenha aderido. Mas o que quero dizer é que não teve a expressão que se anunciava. Numa greve geral, as consequências e a visibilidade certamente são outras, não a que nos percebemos. Essas paralisações são muito pontuais”, afirmou o ministro.

Em meio a tanta informação, o UOL separou dez textos básicos para você entender o que fatos culminaram nesta greve geral e o que está em jogo.