Topo

Homem escala casa e salva garoto de 7 anos de incêndio no RS; assista

Wanderley Preite Sobrinho

Colaboração para o UOL

11/01/2018 12h04

Um homem de 25 anos salvou uma criança durante incêndio em uma casa na cidade de Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, na tarde de quarta-feira (10). O pedreiro Anderson Rodrigues da Silva salvou o garoto Richard Padoan Tavares, 7, ao escalar a parede de um sobrado - comprometido após o acidente, foi interditado pelo Corpo de Bombeiros.

Silva trabalhava em uma obra na região, quando percebeu a fumaça. Ao UOL, ele conta detalhes do salvamento. "Meu servente viu a fumaceira e disse ‘tá pegando fogo’. Saímos correndo. Cheguei perto, cruzei os braços e fiquei olhando. Quando eu enxerguei o menino, eu desesperei. Foi o que deu pra fazer: sai correndo e consegui apoiar o pé, agarrei a grade e comecei a golpear até arrancar.”

Leia mais

O pedreiro levou a criança para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Santa Rosa. Enquanto o menino sofreu queimaduras na orelha esquerda e escoriações pelo corpo, Silva machucou as mãos ao romper as grades da janela.

“Eu só pensei na minha filha de três anos. Eu fiz pelo filho dos outros o que eu gostariam que fizessem com minha neném”, afirmou Silva, que ficou surpreso com a repercussão. Desde o salvamento, que aconteceu por volta das 16h, as pessoas o cumprimentam na rua e a imprensa local o procura para entrevistas.

Silva já se encontrou com Richard depois que ele saiu do hospital. “Ele está bem arranhado por causa da janela.”

Quando os bombeiros chegaram ao endereço, o menino já havia sido resgatado. “Contivemos o incêndio dando prioridade para que o fogo não se propagasse para as casas vizinhas. Depois, apagamos dentro da casa. Foram gastos 8 mil litros de água”, informou a corporação, que ainda investiga as causas do acidente.

A casa fica no segundo pavimento. No primeiro, funciona uma loja de eletrônicos do pai da criança, Jonas Haiter. “A perda do imóvel foi total. O fogo consumiu TV, cama, geladeira e comprometeu a estrutura do prédio, que foi interditado para perícia porque pode cair”, informam os bombeiros.