Polícia investiga suspeita de espancamento de bebê de 1 ano em São Paulo

Fabiana Marchezi

Colaboração para o UOL

  • Charles de Moura / Prefeitura de São José dos Campos

    Criança está em estado grave, internada no Hospital Municipal de São José dos Campos

    Criança está em estado grave, internada no Hospital Municipal de São José dos Campos

A Polícia Civil de São José dos Campos (a 97 km de São Paulo) investiga o suposto espancamento de um bebê de um ano, que está internado em estado grave no Hospital Municipal da cidade.

A menina sofreu traumatismo craniano e tem vários hematomas pelo corpo. Ela passou por uma cirurgia na cabeça e permanece em coma induzido. "Após avaliação da equipe médica, a paciente passou por cirurgia e segue em cuidados intensivos no hospital", diz a nota da Secretaria de Saúde do município.

O caso aconteceu na manhã de quinta-feira (18). Segundo a polícia, familiares do bebê suspeitam que ele tenha sido espancado pelo padrasto dentro da casa da família, no Jardim da Granja. O suspeito fugiu.

Leia mais

À polícia, a mãe contou, na tarde desta sexta-feira (19), que deixou a menina sozinha com o padrasto porque precisou sair na quinta-feira (18) e, quando voltou para casa, encontrou a filha machucada e desacordada. Ela deixou a menina no hospital na quinta-feira e também sumiu, até ser localizada nesta sexta pelos policiais.

Segundo a polícia, para a mãe, o suspeito teria dito que a criança caiu da cama e por isso teria se machucado. Logo após essa justificativa, ele desapareceu.

Os funcionários da unidade desconfiaram da versão contada pela mãe e acionaram a equipe de investigação da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher). Junto com a perícia, a equipe realizou diligência na unidade de saúde e na casa da família, onde foram encontrados sinais do possível espancamento.

Familiares do bebê e funcionários do hospital já foram ouvidos pela polícia. O Conselho Tutelar também foi acionado para acompanhar o caso.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos