Topo

Homem furta TV de pastelaria e é roubado durante tentativa de fuga em Roraima

Uma das filhas do suspeito acompanhou o furto e aparece nas nas câmeras de segurança - Reprodução
Uma das filhas do suspeito acompanhou o furto e aparece nas nas câmeras de segurança Imagem: Reprodução

Demetrio Vecchioli

Colaboração para o UOL

08/02/2018 15h56

Um homem de 32 anos, natural da Venezuela, foi preso na tarde desta quarta-feira (7) na região central de Boa Vista, em Roraima. Ele é acusado de furtar um aparelho de televisão de uma pastelaria da cidade. Mas os policias que fizeram a abordagem não encontraram a TV com o homem. É que um outro suspeito o roubou durante a tentativa de fuga do estabelecimento.

Só o primeiro dos assaltantes acabou preso, depois de ser reconhecido através das imagens das câmeras de segurança do entorno da Pastelaria Confiança. Ao UOL, a assessoria de imprensa da Polícia Civil de Boa Vista confirma o ocorrência. O homem entrou no quintal que fica nos fundos da pastelaria estourando três cadeados e roubou a televisão, de 32 polegadas.

Leia também

Quando deixava o local, já na rua, foi abordado por um homem que declarou ser o vigilante noturno que atua para os comércios da região. Este homem mandou o venezuelano devolver o aparelho. Na verdade, era um outro ladrão, que sumiu com a televisão e agora é procurado pelas autoridades locais.

Identificado, uma vez que frequentava a pastelaria pedindo comida, o venezuelano foi localizado pelos policiais do 1º Distrito Policial na Praça Capitão Clóvis, também no centro de Boa Vista. Junto com ele estavam suas duas filhas menores de idade - uma delas o acompanhou no furto e aparece nas câmeras de segurança a bordo de uma bicicleta.

As duas meninas foram levadas pelo Conselho Tutelar para o Abrigo Estadual. O homem, que admitiu o crime e entregou à polícia o alicate utilizado para estourar os cadeados, foi autuado em flagrante.

Ele é um dos tantos imigrantes venezuelanos que mora nas ruas de Roraima e que imigrou para o Brasil com o agravamento da crise econômica e política no país vizinho.

Nesta quinta-feira, a governadora Suely Campos criticou a falta de apoio do governo federal para lidar com a crise humanitária e disse que os venezuelanos têm sido cooptados pelo crime organizado.

“O crime organizado está se aproveitando dessa vulnerabilidade dos venezuelanos e cooptando pessoas para o tráfico de drogas e de armas pesadas. O Governo Federal precisa entender que esse não é um problema restrito ao território roraimense, abrange todo o País", afirmou.

"Nosso povo está pagando um elevado preço, com pessoas famintas ocupando praças públicas, ruas, sinais de trânsito. O Estado e os roraimenses se solidarizam para minimizar a dor dos imigrantes, mas o governo federal precisa assumir sua responsabilidade”, cobrou Suely  Campos.