Topo

Rio de Janeiro entra em estado de crise por fortes chuvas

Bolsões d"água se formam no entorno do rio Joana, que transbordou devido à chuva - Celso Pupo/Fotoarena/Folhapress
Bolsões d'água se formam no entorno do rio Joana, que transbordou devido à chuva Imagem: Celso Pupo/Fotoarena/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

15/02/2018 01h30Atualizada em 15/02/2018 19h33

O Rio de Janeiro entrou em estado de crise à 0h25 desta quinta-feira (15) em razão da chuva forte que atingiu a cidade. O estágio de crise é o terceiro nível em uma escala de três e significa chuva forte a muito forte nas horas que se seguem.

Por volta de 1h25, ao menos quatro vias estavam interditadas em ambos os sentidos: praça da Bandeira e avenida Maracanã, na altura da rua Eurico Rabelo, no Maracanã, o Mergulhão Billy Blanco, na Barra da Tijuca (zona oeste), e a rua Professor Manoel de Abreu, na altura da rua Felipe Camarão, na Tijuca, zona norte.

Também na madrugada a avenida Gomes Freire, na altura do número 380, na Lapa, foi interditada devido à queda de uma árvore sobre um táxi que trafegava pelo local. Equipes da prefeitura foram acionadas para a retirada. Nas redes sociais, há vários relatos de falta de energia elétrica em bairros das regiões afetadas.

O Centro de Operações da prefeitura informa que pode haver irregularidades nos intervalos do serviço TransCarioca por causa de alagamentos ao longo da avenida Nelson Cardoso.

O órgão também informa que, em caráter preventivo, o Sistema de Alerta e Alarme Comunitário da prefeitura foi acionado em 76 comunidades das regiões de Jacarepaguá, Grande Tijuca e da zona norte. Os moradores foram orientados por agentes comunitários e da Defesa Civil Municipal a se dirigirem a pontos de apoio.

15.fev.2018 - Equipes da prefeitura foram acionadas para a retirada de uma árvore que caiu sobre um carro na avenida Gomes Freire, na Lapa - Divulgação/Centro de Operações do Rio - Divulgação/Centro de Operações do Rio
Equipes da prefeitura foram acionadas para a retirada de uma árvore que caiu sobre um carro na avenida Gomes Freire, na Lapa
Imagem: Divulgação/Centro de Operações do Rio
O sistema é acionado quando há, por exemplo, registro a partir de 55 mm de chuva em uma hora, o que pode deixar encostas vulneráveis a deslizamentos. 

Além da atenção às sirenes, a prefeitura recomenda que, em estado de crise, as pessoas só se desloquem em caso de extrema necessidade e que evitem andar ou dirigir em ruas alagadas.

Em caso de emergência, o Corpo de Bombeiros pode ser acionado no telefone 193, a Defesa Civil no 199 e a Central de Atendimento da Prefeitura no 1746.