Topo

Após intervenção, secretário de segurança do Rio é exonerado

Paula Bianchi/UOL
Imagem: Paula Bianchi/UOL

Do UOL, em São Paulo

19/02/2018 11h36

A exoneração do secretário de Segurança Pública do Rio, Roberto Sá, foi publicada nesta segunda-feira (19) no Diário Oficial do Estado, três dias depois de o presidente Michel Temer (MDB) ter decretado intervenção na segurança pública fluminense.

Roberto Sá havia protocolado o seu pedido na sexta-feira (16) e, até então, o governo não tinha se manifestado sobre o pedido de afastamento.

Apesar de o decreto já estar valendo após sua publicação, o CML (Comando Militar do Leste) informou, no fim de semana, que as ações da intervenção só serão tomadas após a aprovação do Congresso, o que deve acontecer ao longo desta semana.

Nesta segunda-feira, o governador Luiz Fernando Pezão (MDB) negou que a segurança pública do Rio esteja sem comando. Ele disse ser o responsável pela área até que o decreto seja aprovado pelo Congresso, o que deve acontecer nesta semana. 

"Nós já estamos em permanente contato, mas pode cobrar de mim até a votação do decreto", disse ele durante evento de reinauguração da Biblioteca Parque da Rocinha.

Assim que o decreto já assinado por Temer for chancelado pela Câmara e Senado, o interventor militar nomeado pelo governo federal assume todas as forças de segurança do Rio, não cabendo mais a Pezão nenhuma atribuição na área. O "governador" da segurança no Estado será o general Braga Netto, atual líder do CML.