Topo

Varredura encontra mais de 40 celulares em presídio que teve rebelião no Rio

21.fev.2018 -  Operação da Seap com o apoio do Exército Brasileiro de varredura na Penitenciária Milton Dias Moreira, situada no município de Japeri  - Pablo Jacob/Agência O Globo
21.fev.2018 - Operação da Seap com o apoio do Exército Brasileiro de varredura na Penitenciária Milton Dias Moreira, situada no município de Japeri Imagem: Pablo Jacob/Agência O Globo

Do UOL, em São Paulo

21/02/2018 18h07

Uma operação de varredura realizada na manhã desta quarta-feira (21) na penitenciária Milton Dias Moreira, localizada no município de Japeri, no Rio de Janeiro, apreendeu 48 celulares e centenas de envelopes com conteúdos com características de drogas como maconha e cocaína.

Segundo a Seap (Secretaria de Estado de Administração Penitenciária), foram encontrados 205 envelopes de pó branco com característica de cocaína, outros 151 envelopes com erva seca picada e 3 tabletes pequenos de erva seca com característica de maconha.

A operação, que começou às 8h35 e terminou às 14h desta quarta, foi realizada de forma conjunta pela Seap com as Forças Armadas no contexto da GLO (Garantia da Lei e da Ordem), decreto assinado pelo presidente Michel Temer (MDB) em julho de 2017.

O presídio Milton Dias foi palco de uma rebelião no último domingo (18), dois dias após o governo federal decretar intervenção na área da segurança no Rio de Janeiro. Na ocasião, foram feitos 18 reféns –oito inspetores e dez detentos--, que foram libertados após negociação.

Logo após a libertação dos reféns, foram apreendidos no presídio um revólver, duas pistolas, uma granada de efeito moral e uma lanterna. Segundo o ministro da Justiça, Torquato Jardim, o motim foi motivado por uma tentativa de fuga de dois detentos, que foram recapturados.