Topo

Marcha para Jesus deve reunir pré-candidatos à Presidência e governo de SP

Luís Adorno

Do UOL, em São Paulo

31/05/2018 09h33Atualizada em 31/05/2018 11h05

Organizada pela igreja Renascer em Cristo, a Marcha para Jesus começa às 10h desta quinta (31) em São Paulo. Anualmente, evangélicos participam do evento, que reúne fiéis, artistas e políticos em uma caminhada que parte da Luz, na região central da cidade, até a praça Heróis da FEB (Força Expedicionária Brasileira), em Santana, zona norte.

O único pré-candidato à Presidência confirmado com antecedência ao evento foi Jair Bolsonaro (PSL). Ele deve ir junto ao senador Magno Malta (PR), que tem o nome sondado para ser o vice do presidenciável na corrida eleitoral deste ano. No ano passado, Geraldo Alckmin (PSDB) desistiu de ir ao evento em cima da hora e gerou mal-estar com os organizadores.

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), confirmou que estará no evento ao lado do secretário da Casa Civil, Eduardo Tuma. O governador paulista e candidato à reeleição, Márcio França (PSB), e seu concorrente ao pleito estadual João Doria (PSDB) também confirmaram presença, segundo a organização da Marcha.

Onze trios elétricos vão participar da 26ª Marcha para Jesus. Ao todo, dez ambulâncias, 200 brigadistas, quatro postos médicos e mais de 3.000 voluntários vão estar no local, para que não haja graves problemas, caso os fiéis passem mal durante o evento.

Locomoção em São Paulo

Para que não haja problemas, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), com apoio da PM (Polícia Militar), monitora o percurso desde 23h de quarta-feira (30). Interdições devem ocorrer até 1h de amanhã (1º) nas intermediações do evento.

As avenidas Tiradentes e Santos Dumont estão interditadas nos dois sentidos. Como alternativas sugeridas pela CET para quem sair da zona norte no período estão as avenidas Cruzeiro do Sul, do Estado, Senador Queiróz e Prestes Maia.

Para quem for usar transporte público neste feriado, o metrô funciona normalmente. A SPTrans informou que, às 9h, as empresas de ônibus municipais conseguiram circular com 81% da frota programada. A programação de operação para o feriado é de 40% do total da frota do sistema municipal de transporte.

Para quem for ao evento, a CET informou que os desembarques de fretados deverão ser realizado nas ruas 25 de Janeiro, Mauá e Florêncio de Abreu. O estacionamento para os ônibus fretados estará disponível no terreno da Aeronáutica, na avenida Olavo Fontoura.

Devido ao reflexo da greve dos caminhoneiros, as empresas ficaram autorizadas a operarem as linhas noturnas sob sua responsabilidade com 50% da frota, equivalendo a intervalos dobrados.

A prefeitura informou que o reabastecimento de combustível das operadoras do sistema municipal de transporte segue sendo normalizado. "A Prefeitura adquiriu combustível que garante a circulação da frota até a próxima segunda-feira (4). O governo municipal trabalha para adquirir mais diesel de forma a garantir a operação do transporte municipal até a situação do abastecimento de combustível se normalizar", informou, em nota.