Ataque em Campinas: "Foram mais de 20 tiros", diz padre que rezava missa
O padre Amauri Thomazzi fez um depoimento em vídeo na tarde desta terça-feira (11) para tranquilizar os fiéis após um homem entrar na Catedral Metropolitana de Campinas (a 100 km de São Paulo) e disparar diversos tiros. Segundo a PM (Polícia Militar), cinco pessoas morreram (incluído o atirador, Euler Fernando Grandolpho, que se matou) e quatro ficaram feridas.
Thomazzi celebrava uma missa no momento em que ocorreu a tragédia. Em um depoimento breve e emocionado, o padre relatou que foram disparados mais de 20 tiros contra os fiéis que estavam na igreja.
"Eu rezei a missa das 12h15, no final da missa uma pessoa entrou atirando, fez algumas vítimas e ninguém pôde fazer nada, ajudar de forma nenhuma. Eu peço a oração de todos, estamos todos bem", conta o pároco bastante emocionado.
Ele contou que depois de atirar nas pessoas, Grandolpho se matou. "Ele se matou na situação, ele atirou nas pessoas, foram mais de 20 tiros aqui dentro".
O padre pediu a seus seguidores que rezem pelo atirador e pelas demais vítimas do ataque.
"Rezemos por ele e por aqueles que foram feridos, tem vítimas fatais. Rezemos a Nossa Senhora Imaculada que interceda por essa catedral e por essas famílias", disse.
Padre Amauri Thomazzi relatou que não há como entrar ou sair da igreja - que está isolada pela polícia - e que não sabe como ficará a programação da Catedral nos próximos dias.
A Arquidiocese de Campinas lamentou, por meio de um post no Facebook, e afirmou que a igreja está fechada para atendimento das vítimas e investigação da polícia. "Contamos com as orações de todos neste momento de profunda dor", escreveu a instituição em nota.
A catedral fica na principal área comercial da cidade, próxima à rua Treze de Maio. Em frente à catedral, o major Paulo Monteiro, do Corpo de Bombeiros, declarou que a principal preocupação agora é o atendimento aos sobreviventes.
"Pelo horário, havia um fluxo de pessoas, tinha bastante gente na igreja. Os socorros já foram feitos, e os óbitos, detectados", disse o major.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.