Topo

Chuva perde força, e cidade de São Paulo deixa estado de atenção

Forte chuva causa alagamentos e quedas de árvores em SP na tarde desta quinta (13) - Reprodução/Globonews
Forte chuva causa alagamentos e quedas de árvores em SP na tarde desta quinta (13) Imagem: Reprodução/Globonews

Luís Adorno*

Do UOL, em São Paulo

13/12/2018 16h19Atualizada em 13/12/2018 19h56

A forte chuva que atingiu a capital paulista colocou a cidade em estado de atenção na tarde desta quinta-feira (13) e assim permaneceu até as 18h05. Segundo o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas), o bairro do Ipiranga (zona sul) chegou a entrar em estado de alerta devido ao transbordamento do córrego Ipiranga.

O Corpo de Bombeiros informou que houve queda de 67 árvores, além de 14 pontos de enchentes pela capital. 

Os meteorologistas do CGE apontavam, por volta das 18h, que "áreas de instabilidade formadas pelo forte calor e a alta disponibilidade de umidade na atmosfera que atuaram com forte intensidade na Capital paulista, perderam força. Imagens do radar meteorológico mostram chuva leve e moderada, principalmente na zona norte".

Céu nublado em SP; cidade tem fim de tarde com forte chuva - 13.dez.2018 - Willian Moreira/Futura Press/Estadão Conteúdo - 13.dez.2018 - Willian Moreira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Imagem: 13.dez.2018 - Willian Moreira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Ainda segundo o órgão, as próximas horas seguem com potencial para chuvas no início da noite que devem perder força no decorrer do período. Para a madrugada são esperados 20°C, informou por meio de nota oficial.

Foi detectada queda de granizo no bairro do Jabaquara, também na zona sul, por volta das 15h15, e na zona leste, no bairro de Ermelino Matarazzo, por volta das 16h10. Rajadas de vento de 83 km por hora foram identificadas no aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, às 16h19. No aeroporto de Congonhas, na zona sul, as rajadas de vento eram de 50 km por hora. 

Às 16h15, havia um ponto de alagamento intransitável na capital: na marginal Pinheiros, na região de Santo Amaro, sentido Interlagos, próximo à ponte Transamérica.

O CGE recomenda que motoristas e pedestres evitem ruas alagadas e que todos fiquem em locais seguros, mantendo-se longe da rede elétrica e debaixo de árvores. 

Os próximos dias, segundo o órgão da prefeitura, terão condições típicas de verão, com sol, calor e pancadas de chuva isoladas. Nesta sexta-feira (14), a previsão é de mínima de 20° C e máxima de 33° C, com chuva no fim da tarde. (Colaborou Mirthyani Bezerra)