Queda de ponte no Pará deixa ao menos cinco desaparecidos, diz governo
Ao menos cinco pessoas estão desaparecidas após a queda de uma parte da ponte da Alça Viária, que fica sobre o rio Moju, próximo ao município de Barcarena, no interior do Pará. A informação foi divulgada pelo governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB), que afirmou que iria decretar estado de emergência em razão da acidente.
A queda ocorreu na madrugada de hoje, após uma balsa colidir com um dos pilares de sustentação de uma das quatro pontes que formam o complexo. A ponte tem 860 metros de extensão, dos quais 200 caíram, de acordo com Barbalho. Os cinco desaparecidos compunham a tripulação da balsa.
O governador informou que uma testemunha afirmou ter visto caírem no rio dois carros que trafegavam pela ponte no momento do desabamento
O Corpo de Bombeiros não divulgou número de desaparecidos. O órgão disse que realiza buscas e que não foram localizados tripulantes nem documentação da embarcação.
"Estamos com a equipe do Corpo de Bombeiros fazendo as buscas e também solicitamos à Capitania dos Portos, que já está indo [ao local] com uma embarcação com embarcação com radar para colaborar", disse o governador durante uma entrevista coletiva. Horas antes, ele havia feito um sobrevoo de helicóptero na região onde o acidente aconteceu.
Tentativa de evitar colisão
De acordo com a testemunha com quem o governador disse ter conversado, os tripulantes da balsa teriam tentado evitar a colisão duas vezes.
A balsa teria perdido o controle. Houve uma primeira tentativa de freá-la, mas ela não teria sido exitosa. Na segunda, o motor da balsa teria paralisado e, a partir daí, à deriva, ela se colidiu com a ponte
Helder Barbalho, governador do Pará
O governador disse que as autoridades ainda não conseguiram contatar os cinco tripulantes da balsa e também não conseguiram descobrir quantas pessoas estariam nos veículos que teriam caído no rio.
A ponte afetada é a terceira de um conjunto de quatro pontes do complexo Alça Viária, construído sobre o rio Moju, próximo ao trevo do Acará. Ela fica na rodovia PA-483 e ajuda a conectar a região metropolitana de Belém com o interior do estado.
Segundo Hélder Barbalho, a Polícia Civil está investigando o caso. A proprietária da balsa, cujo nome não foi divulgado, teria sido contatada e estaria indo ao local para prestar esclarecimentos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.