Topo

Rio: número de mortos em desabamento de prédios na Muzema aumenta para 4

Do UOL, em São Paulo

12/04/2019 19h42Atualizada em 12/04/2019 23h57

Subiu para quatro o número de mortos em decorrência de um desabamento de dois prédios na comunidade da Muzema, na zona oeste do Rio. Mais um corpo foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros na noite de hoje.

A corporação informou que a quarta vítima é um adolescente, mas não revelou nome e idade do garoto.

mapa desabamento predios rj -  -

Raimundo Nonato do Nascimento, 40, e um outro garoto não identificado já haviam sido retirados dos escombros de manhã. Outro homem, Cláudio José de Oliveira Rodrigues, foi socorrido à Unidade Barra da Tijuca da Unimed em estado gravíssimo, com muitas lesões torácicas, mas não resistiu e morreu à tarde.

Garoto responde sob escombros

Os bombeiros trabalham desde o final da tarde no resgate de um garoto que teria 12 anos e estaria preso pelas pernas sob os encombros. Ele consegue falar com os resgatistas. Segundo informações da TV Globo, seu nome seria Wilton Guilherme. Os pais dele, Wilton Berto Rodrigues Souza e Maria de Nazaré Sá Sodré estariam entre as 13 pessoas ainda desaparecidas.

Ao menos outras onze pessoas ficaram feridas e foram socorridas a hospitais da cidade. Três delas já receberam alta, inclusive a filha de Cláudio, Clara Ramos Rodrigues, 10. A mulher dele, Adilma, 35, está em estado grave no Hospital Municipal Lourenço Jorge. Um cachorrinho da família foi resgatado com vida.

Refletores foram instalados na área, que está isolada, para que os bombeiros continuem os resgates durante a noite e a madrugada. No final da tarde, a corporação havia informado que pelo menos três pessoas estavam em processo de resgate, e que outras 13 deviam estar sob os escombros.

Os feridos

Os feridos ainda internados estão distribuídos entre dois hospitais na cidade: o Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca e o Hospital Municipal Miguel Couto, no Leblon.

Receberam alta:

  • Clara Ramos Rodrigues, 10
  • Raimundo Nonato Ferreira Gomes, 41
  • Luciano Paulo dos Santos, 38
  • Uma mulher de 29 anos, não identificada

Levados para hospitais ainda não informados:

  • Pedro Lucas, 3, filho de Paloma;

Hospital Municipal Lourenço Jorge

  • Adilma Rodrigues, 35, passou por cirurgia e está no CTI em estado grave. É mãe de Clara e mulher de Cláudio.

Hospital Municipal Miguel Couto

  • Evaldo Vieira Silva, 46, foi atendido com dores no corpo e passa por exames;
  • Carolina de Andrade Ferreira, 34;
  • Paloma Paes Leme Barroso, 44, vai passar por cirurgia ortopédica;
  • Rafael, 4, filho de Paloma, também vai passar por cirurgia ortopédica;
  • Guilherme, 14, encaminhado ao hospital no início da noite.
  • Wilton Guilherme, 12, encaminhado por volta das 23h.

Interdição

Dos dois prédios que desabaram, uma unidade tinha cinco andares, e a outra, três. Cada andar tinha quatro apartamentos.

A construção de dois prédios que compõem o condomínio onde ocorreu a tragédia não foi autorizada pelos órgãos fiscalizadores, segundo a prefeitura do Rio, que afirma que as obras chegaram a ser interditadas em 2018. O governo municipal diz que a região é controlada por milícias, o que dificulta a entrada de fiscais.

O secretário municipal de Infraestrutura e Habitação do Rio de Janeiro, Sebastião Bruno, informou, na tarde de hoje que três prédios nos arredores dos outros dois que desabaram foram interditados pelo risco de desabamento e serão demolidos. Ao menos três pessoas morreram na tragédia.

Os moradores serão realocados por meio do programa da prefeitura chamado Aluguel Social. O secretário informou ainda que o prefeito do Rio, Marcello Crivella (PRB), está em contato com o presidente Jair Bolsonaro (PSL) a fim de obter financiamento do programa Minha Casa, Minha Vida para essas pessoas.