PUBLICIDADE
Topo

Cotidiano

Incêndio atinge subestação de energia em Brasília

Mirthyani Bezerra

DO UOL, em São Paulo

29/05/2019 09h54Atualizada em 29/05/2019 16h09

Um incêndio atingiu uma subestação de energia da CEB (Companhia Energética de Brasília) que fica Asa Norte, na capital federal. Os bombeiros receberam o chamado e informaram à concessionária de energia sobre as chamas na subestação 03 (Gianfranco Cagni) às 9h15, que fica próxima ao Estádio Mané Garrincha. As chamas foram controladas por volta das 10h.

Em nota, a CEB afirma que 17.007 unidades consumidoras de energia (casas, edifícios, estabelecimentos comerciais, etc.) atendidas pela subestação ficaram sem energia. Por causa do incêndio os equipamentos de proteção do sistema desligaram automaticamente o fornecimento de energia e passaram a ser religados a partir das 12h45. Às 13h03, a operação foi concluída e a CEB informou que o fornecimento de energia foi reestabelecido.

Ainda não se sabe as causas do incidente. Elas estão sendo investigadas pelas equipes da CEB. Técnicos da companhia foram deslocados para subestação assim que os bombeiros conseguiram apagar o fogo.

O diretor de distribuição da CEB, Dalmo Rebello, foi ao local para fazer uma avaliação preliminar sobre os danos na subestação. "Estamos aguardando o rescaldo do transformador para que as equipes de manutenção possam atuar nos reparos", informou a companhia de manhã. À tarde, a CEB explicou que os técnicos seguiriam na subestação para realizar os reparos.

Em abril, os bombeiros também precisaram ser acionados para apagar um incêndio em uma subestação desativada da CEB. Dessa vez, o fogo havia sido provocado pelo uso de um maçarico por trabalhadores que atuavam no local.

A redação do UOL, em Brasília, fica bem próxima ao local do incêndio. O cinegrafista Kleyton Amorim contou que chegou para trabalhar às 9h e já encontrou o prédio sem energia. "Tive que subir de escada até o 8º andar, quando entrei vi pela janela que estava pegando fogo. Isso era umas 9h10. Tinha muita fumaça", disse.

Entre as áreas afetadas com a falta de energia estão o Setor Hoteleiro Norte; o Conjunto Nacional de Brasília; o Brasília Shopping, Ed.Varig, Liberty Mall e Central Park; as superquadras 202 a 204 e 402 a 404; o Centro Empresarial Norte; o Monumental Residence e Shopping ID, entre outros.

A queda de energia também provocou o desligamento dos semáforos, prejudicando a circulação de veículos nas principais vias da Asa Norte. De manhã, o Dentran-DF informou que foram identificados 13 cruzamentos com semáforos desligados.

Cotidiano