Topo

Prédio desaba parcialmente e é condenado por Bombeiros em Fortaleza

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Maceió

02/06/2019 15h45Atualizada em 15/10/2019 13h07

O Corpo de Bombeiros do Ceará condenou, nesta manhã, um prédio residencial de quatro andares que sofreu um desabamento parcial, no bairro de Maraponga, em Fortaleza. Ao todo, 16 famílias precisaram deixar o local. Não houve feridos. As famílias saíram ontem à noite após ouvirem um estalo do prédio. Um cachorro e dois passarinhos foram resgatados nesta manhã pelos bombeiros.

O prédio teve o rompimento de pilastras e desabou em uma das laterais nesta manhã. O momento foi filmado por moradores, e vídeos mostrando o estrondo circulam nas redes sociais. Por volta das 15h, a área ainda estava interditada por risco de desabamento. Casas do entorno também foram desocupadas preventivamente.

Segundo o tenente-coronel Oscar Neto, do Corpo de Bombeiros, uma equipe de engenharia esteve no local pela manhã para fazer uma inspeção e constatou o comprometimento do prédio. "A estrutura apresenta significativas rachaduras. Um lado do prédio está mais inclinado", afirma.

Fissurar nas paredes de edifício que cedeu em Fortaleza - Corpo de Bombeiros - Corpo de Bombeiros
Fissurar nas paredes de edifício que cedeu em Fortaleza
Imagem: Corpo de Bombeiros

Ainda de acordo com o militar, o prédio está condenado e não poderá mais servir para abrigar pessoas, mas não está decidido o que será feito da estrutura. "Não tem como prever uma data para o desabamento, mas o prédio está condenado", afirmou.

Apesar da gravidade, os bombeiros não precisaram resgatar nenhuma pessoa. "Quando chegamos ao local as pessoas já haviam saído. Conforme informação, alguns estalos serviram como aviso para evacuação", disse, citando dois animais que ficaram presos.

Cão e passarinhos resgatados

"Ontem, recebemos informações que um cachorro tinha ficado preso no prédio. Como era noite, não tinha condições de segurança para avaliação e busca. Retornamos pela manhã de hoje, fizemos a avaliação, e realizamos o resgate do cachorrinho no quarto andar e de duas calopsitas", disse.

O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil de Fortaleza não registraram desabrigados.

"É um prédio de classe média, então, quando chegamos, as pessoas já tinham ido para a casa de parentes, amigos, e não sabemos o destino", afirmou o tenente-coronel.

Um cão e duas calopsitas foram resgatados dos apartamentos pelos Bombeiros - Corpo de Bombeiros - Corpo de Bombeiros
Um cão e duas calopsitas foram resgatados dos apartamentos pelos Bombeiros
Imagem: Corpo de Bombeiros