Homem é preso suspeito de filmar cenas íntimas de moradores com drone na BA
Um homem foi preso em flagrante no último sábado (1º) por suspeita de usar um drone para filmar moradores de um condomínio de Salvador (BA). Segundo a polícia, ele gravou relações sexuais, mulheres e adolescentes tomando banho ou usando trajes íntimos.
O homem pilotava o drone de dentro de um carro estacionado em frente ao condomínio, na região central de Salvador. O nome do suspeito não foi divulgado pela polícia.
Ele foi flagrado por volta das 23h30 por equipes da 1ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Pernambués). Um aparelho telefônico estava acoplado ao controle do drone. Os equipamentos foram apreendidos e passarão por perícia.
No momento da prisão, o homem vestia uniforme do trabalho, um buffet de festas, de onde teria retirado o equipamento. Ele foi demitido após o caso.
Prática recorrente
A presença do equipamento sobrevoando os prédios já havia sido notada, mas somente no sábado a polícia chegou a tempo de deter o operador do aparelho.
Moradores relataram à polícia que, quase diariamente, na parte da noite, o drone sobrevoava os prédios do condomínio e se aproximava das janelas e varandas.
Um morador do condomínio acionou a polícia após desconfiar que a filha dele, adolescente, teria sido filmada de calcinha e sutiã. A garota disse aos pais que um drone sobrevoou a janela do quarto e a filmou ao sair do banheiro.
Polícia acha 1.800 vídeos
Durante análise preliminar, a polícia diz ter identificado 1.800 vídeos na memória do drone, com cenas íntimas dos moradores.
O operador do equipamento foi preso e será indiciado por importunação sexual. A Polícia Civil disse que não pode divulgar o conteúdo do depoimento do suspeito nem de outras pessoas que foram ouvidas, porque o caso envolveu menores de idade.
O homem foi liberado na madrugada de ontem após prestar depoimento e a Polícia Civil ter lavrado o Termo Circunstanciado de Ocorrência. Ele não tem antecedentes criminais.
Regras
A Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) criou regras, em 2017, que regulamentam o uso de aeronaves remotamente pilotadas, conhecidas como drones:
- É proibido pilotar drones de mais de 250 gramas a uma distância menor do que 30 metros de pessoas desavisadas, com exceção dos órgãos de segurança pública.
- O piloto deve ter 18 anos ou mais.
- Os equipamentos devem ser cadastrados na Anac.
- É exigida a licença e a habilitação do piloto quando drones de até 25 kg forem voar acima de 121 metros.
De acordo com a Anac, o piloto do drone poderá ser preso se o uso do equipamento colocar embarcações e/ou aeronaves em perigo, além disso, trouxer risco direto à vida ou à saúde de outras pessoas
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.