Topo

Idoso de 85 anos é preso suspeito de matar genro e esfaquear filha em SP

Elza Fiúza/Agência Brasil
Imagem: Elza Fiúza/Agência Brasil

Thiago Varella

Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

26/07/2019 15h27

Um idoso de 85 anos foi preso suspeito de ter assassinado o genro e esfaqueado a filha no Jardim Morada do Sol, em Indaiatuba (SP), na noite de ontem. Segundo a Polícia Civil, Fernando Fantim, 85, foi preso em flagrante por tentativa de homicídio.

De acordo com a polícia, o idoso teria atacado a filha Roselina Fantim, 50, e o marido dela, Airton da Silva, 43, a facadas e marretadas dentro da casa onde os três moravam, por volta das 21h30 de ontem.

Airton morreu no local, mas Roselina foi levada em estado grave ao hospital Augusto de Oliveira Camargo, também em Indaiatuba.

O crime

Guardas municipais foram chamados até o local do crime para atender a uma denúncia de briga. Chegando ao endereço, o filho de Airton da Silva estava na frente da casa gritando e pedindo ajuda. O rapaz afirmou que havia tentado fazer massagem cardíaca no pai.

Quando entraram na residência, os guardas encontraram Fernando com uma camisa suja de sangue dizendo frases desconexas e viram Roselina sobre o corpo do marido. Os policiais perceberam que a mulher ainda respirava e solicitaram uma ambulância.

Aos guardas, o filho de Airton, de 22 anos, contou que estava dormindo quando ouviu um barulho forte. Ao verificar o que tinha acontecido, ele encontrou o casal ensanguentado, e Fernando gritando que dois ladrões haviam entrado na casa.

Comportamento violento e estranho

Em depoimento na delegacia, o rapaz disse que Airton e Roselina estavam casados havia cerca de dez anos. O jovem contou que a mulher de Fernando foi assassinada em 2012 na mesma casa e que o idoso estava no mesmo quarto onde ela foi morta. No entanto, ele sempre negou a autoria do crime.

Além disso, o rapaz disse que Airton tinha medo de ser morto pelo sogro, já que ambos brigavam muito, e que Fernando demonstrava comportamento violento e estranho. Segundo o depoimento, o idoso costumava falar sozinho e passar horas amolando uma faca. Ainda de acordo com o jovem, na tarde do crime, sogro e genro brigaram por causa de um carro.

Idoso acusa filho de vítima

Fernando acabou preso como suspeito do assassinado do genro e vai responder por homicídio e tentativa de homicídio. O idoso já prestou depoimento e, aos policiais, acusou o filho de Airton de ser o autor das facadas.

Na casa onde ocorreu o crime, a Polícia Civil apreendeu uma faca e uma marreta.

"O filho da vítima apresentou uma versão muito consistente. Juntando o crime anterior e como aconteceu o crime dessa madrugada viemos a confirmar que ele seria o autor desse crime", afirmou o delegado Marcelo Eduardo Bueno da Silveira, em coletiva na delegacia.

"O idoso alegou que [o crime] teria sido feito por dois ladrões, mas não tem sinal de arrombamento na casa. Depois alegou que teria sido o filho da vítima, porém não tem os indícios como marcas de sangue que possam levar a outra situação se não ele como autor", completou.

Segundo ele, a polícia aguarda que Roselina se recupere no hospital para prestar depoimento sobre o crime. A polícia não informou se o suspeito tem defesa constituída.