Topo

Cobra aparece em muro próximo a restaurante e assusta proprietária em SP

Cobra dá susto em proprietária de restaurante na cidade de Pedro de Toledo - Pedro de Toledo/Divulgação
Cobra dá susto em proprietária de restaurante na cidade de Pedro de Toledo Imagem: Pedro de Toledo/Divulgação

Bruna Alves

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/09/2019 21h00

Uma cobra caninana foi vista em cima de um muro, ao lado de um restaurante e assustou os comerciantes da região, no último final de semana, no centro de Pedro de Toledo, interior de São Paulo. A dona do estabelecimento contou ao UOL que ficou tão assustada com a presença da serpente, que chegou a fechar as portas do restaurante, com medo que ela entrasse no local.

Era sexta-feira (30), por volta das 11h, quando alguns comerciantes viram o animal em cima de um muro. "Eu estava dentro do meu estabelecimento trabalhando e um rapaz que é meu amigo viu e veio me dizer que ela estava no muro passeando, bem tranquila e pegando um solzinho", relata a dona do restaurante, Veronica Ferreira da Silva Romualdo, 47.

"Já pensou se a gente está almoçando e de repente a cobra está subindo a calçada? ", questiona. A proprietária conta que a serpente percebeu os olhares curiosos e saiu de cima do muro rapidamente e começou a rastejar em direção ao seu restaurante. Assustada, ela não quis ver a cobra e ainda baixou as portas.

"O rapaz me avisou: Verônica, cuidado que ela vai entrar. E eu morro de medo pelo bicho que ela é, e não quero saber se ela é inofensiva ou se é brava. Eu tenho pavor de olhar esses bichos rastejantes".

A Secretaria de Meio Ambiente da cidade foi acionada, e a serpente, que media pouco mais de dois metros de comprimento, foi resgatada por uma equipe da Fundação Florestal de São Paulo e levada para o Parque Estadual Serra do Mar - Núcleo Itariru, que também fica localizado em Pedro de Toledo. "Eles vieram e levaram ela embora, graças a Deus", comemora.

A dona do restaurante só reabriu as portas, após a equipe de meio ambiente ter capturado a cobra e a levado embora. Segundo ela, essa foi a primeira vez que uma cobra dessa espécie foi vista na região. "Só aqui nesse estabelecimento, eu tenho quinze anos, e nunca vi uma cobra aparecer no centro da cidade, nem nas redondezas", diz.

Porém, apesar do susto, Verônica conta que seu restaurante está ficando famoso, graças a 'visita inesperada'. "Eu vou aproveitar esse momento de fama por causa dessa cobra. Oh cobra bendita", finaliza aos risos.

Caninana pode assustar, mas não é perigosa

A caninana é uma serpente agressiva, mas não possui nenhum tipo de veneno. Ela pode atingir no máximo 2,50 de comprimento. "Ela se alimenta de roedores e ovos de aves. É uma cobra que pode morder e a mordida machuca, mas não tem perigo absolutamente nenhum, claro que pode infecionar, mas não tem veneno", explica o especialista em zoologia da Universidade de São Paulo (USP), Miguel Trefaut Rodrigues.

De acordo com o especialista, a caninana é uma cobra que costuma rastejar por vários quilômetros em busca de comida, mas está sempre nos entornos da mata. "Eventualmente, ela pode até aparecer dentro de casa", finaliza.