Topo

Oito meses após tragédia em Brumadinho, polícia confirma 250ª vítima

10.jul.2019 - Bombeiro acompanha família em área de buscas em Brumadinho (MG) - Luciana Quierati/UOL
10.jul.2019 - Bombeiro acompanha família em área de buscas em Brumadinho (MG) Imagem: Luciana Quierati/UOL

Do UOL, em São Paulo

29/09/2019 21h42

Um homem cujo corpo foi encontrado na manhã de hoje é a 250ª vítima do rompimento de uma barragem da Vale em Brumadinho (MG), confirmou a Polícia Civil de Minas Gerais. A tragédia ocorreu há mais de oito meses, em 25 de janeiro.

Segundo a polícia, a equipe de odontologia legal do IML (Instituto Médico Legal) identificou o corpo pela arcada dentária, e o nome da vítima só será divulgado depois que a família for comunicada.

Com a confirmação de que o corpo é de uma vítima do rompimento da barragem, o número de desaparecidos na tragédia cai para 20.

O corpo foi encontrado pelo Corpo de Bombeiros por volta das 10h15 da manhã, em uma área chamada de Remanso 4. Os bombeiros trabalham na região da tragédia há 248 dias. No momento, as buscas contam com 147 bombeiros e dois cães atuando em 22 frentes de trabalho.

Há quase um mês, no dia 31 de agosto, outro corpo foi encontrado.

A tragédia socioambiental da Vale completou oito meses na última quarta-feira (25). Ninguém está preso.

No último dia 20, a Polícia Federal indiciou a Vale, a TÜV SÜD e 13 empregados das duas empresas pelos crimes de falsidade ideológica e de uso de documentos falsos no caso.

Na semana passada, a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) de Brumadinho, criada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e que também investigou a tragédia, pediu o indiciamento da diretoria da Vale por homicídio doloso eventual, quando a pessoa assume o risco de que mortes ocorram.