Topo

Polícia do Rio apreende bazuca capaz de destruir blindados e helicópteros

Bazuca apreendida no Rio de Janeiro - Divulgação / Polícia Civil
Bazuca apreendida no Rio de Janeiro Imagem: Divulgação / Polícia Civil

Marcela Lemos

Colaboração para o UOL, no Rio de Janeiro

22/10/2019 12h27

A Polícia Civil do Rio de Janeiro informa ter apreendido na manhã de hoje um lança rojão 84 mm, popularmente conhecido como bazuca, durante uma operação contra o tráfico de drogas nas comunidades Parque Florestal e Caixa D'Água, em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

A arma, de fabricação sueca, estava escondida em uma casa e foi encontrada por agentes da Delegacia de Combate às Drogas (Dcod), relata a Polícia Civil.

O armamento tinha a inscrição "Tropa do Jogador" e o símbolo CV (Comando Vermelho) — facção que controla o tráfico de drogas na comunidade.

Bazuca apreendida no Rio de Janeiro - Divulgação / Polícia Civil - Divulgação / Polícia Civil
Bazuca apreendida no Rio de Janeiro, segundo informações divulgadas pela Polícia Civil
Imagem: Divulgação / Polícia Civil
Segundo a polícia, o lança rojão apreendido tem poder para destruir veículos blindados e helicópteros. Ele tem alcance de 2.100 metros, e o projétil tem velocidade inicial de 900 km/h. O armamento pesa 6,7 kg e tem cerca de 1 metro de comprimento.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, a ação de hoje nas comunidades foi desencadeada "a partir de informações de inteligência e trabalho de monitoramento". Um homem foi preso em cumprimento de mandado de prisão, e drogas foram apreendidas.